Notícias

Hyundai investe em startup Ottopia, de teleoperações

A Hyundai Motor Group, juntamente com Maven e IN Venture, braço de capital de risco da Sumitomo Corporation com foco em Israel, anunciaram o investimento de cerca de US$ 9 milhões na Ottopia, startup de teleoperação. Os investidores existentes MizMaa e a empresa israelense NextGear também participaram da rodada de investimentos, de acordo com informações do site TechCrunch.

Woongjun Jang, Diretor do Centro de Direção Autônomo da Hyundai, e Eyal Rosner, Sócio-Gerente da IN Venture, também ganharam assentos no conselho da Ottopia.

A Ottopia foi criada em 2018 por Amit Rosenzweig, executivo que passou grande parte da sua carreira em ambientes de missão crítica, incluindo a Força Aérea de Israel e a Inteligência Israelense, e liderou o desenvolvimento de um produto de segurança cibernética na Microsoft. A trajetória de Rosenzweig levou sua atenção para os veículos autônomos, com destaque a importância humana na tecnologia, como sua experiência com missões críticas o provou.

“Eu entendi que existem tantos casos extremos que não serão resolvidos puramente por IA e machine learning, e deve haver algum tipo de intervenção humana no circuito”, disse Rosenzweig em uma entrevista recente. “Você não tem nenhum sistema de missão crítica no planeta – nem usinas nucleares, nem aviões – sem supervisão humana. Um ser humano deve estar no circuito ou presente de alguma forma para que exista mobilidade autônoma, mesmo em 10 ou provavelmente 20 anos a partir de agora”.

O primeiro produto da Ottopia é uma teleoperação universal, plataforma que permite a um operador humano monitorar e controlar qualquer tipo de veículo a milhares de quilômetros de distância. O software da Ottopia, explica a publicação, é combinado com componentes de hardware disponíveis no mercado, como monitores e câmeras, para criar um centro de teleoperações. O software da empresa também inclui recursos de assistência, que fornecem instruções de “caminho” para o veículo autônomo (AV) sem ter que controlar remotamente o veículo.

Desde o lançamento, a pequena empresa de 25 pessoas reuniu investidores e parceiros como a BMW, a May Mobility, startup de AVs de rota fixa, e a Bestmile, empresa de soluções de mobilidade. A Ottopia já arrecadou um total de US$ 12 milhões até o momento, e Rosenzweig já decidiu fazer uma rodada maior para ajudar a financiar o crescimento da empresa. Enquanto isso, segundo o site, Rosenzweig pretende dobrar sua força de trabalho até o final do ano e abrir um escritório nos Estados Unidos.

A Ottopia também está expandindo para outras aplicações de seu software de teleoperação, incluindo defesa, mineração e logística, disse Rosenzweig. No entanto, a maioria dos recursos da Ottopia continuará a ser dedicada ao setor automotivo e, especificamente, à implantação de carros autônomos, caminhões e ônibus.

“A motivação é muito simples – é simples, mas é difícil de fazer – e isso é para tornar o transporte autônomo acessível mais próximo da realidade”, disse Rosenzweig. “O problema, claro, é que quando um AV não tem nenhum tipo de backup ou qualquer tipo de rede de segurança na forma de teleoperações e fica preso, os passageiros ficam ansiosos: ‘O que está acontecendo? Por que isso está parado?'”

O outro problema, observou Rosenzweig, é que os AVs precisam ser combinados com um serviço de trânsito eficiente. Para isso, Rosenzweig já possui uma nova parceria, com a Via, empresa de software de transporte e ônibus on-demand. A Via oferecerá frotas de veículos autônomos que combinam seu software de gestão de frotas com a plataforma de teleoperações da Ottopia, conforme anunciado nesta semana.

A Via não está desenvolvendo seu próprio sistema de software autônomo. Em novembro de 2020, a Via anunciou que tinha uma parceria com a May Mobility para lançar uma plataforma de veículos autônomos que integra viagens compartilhadas sob demanda, transporte público e opções de trânsito para passageiros com necessidades de acessibilidade, segundo o TechCrunch.

Recent Posts

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

19 minutos ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

58 minutos ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

1 hora ago

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para…

3 horas ago

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de…

3 horas ago

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

5 horas ago