HyperloopTT e EGA Group firmam parceria para desenvolvimento do HyperPort

Author Photo
4:20 pm - 01 de fevereiro de 2022
HyperloopTT

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) fechou uma parceria com o EGA Group, operadora de cargas em logística portuária. O objetivo é desenvolver o HyperPort, solução de frete para portos capaz de transportar contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião.

As cápsulas do HyperPort poderão mover 2.800 contêineres por dia, sendo dois padrão ou high-cube de 20 pés, ou um de 40 a 45 pés. As empresas focarão em identificar o fluxo de demanda das principais movimentações de carga no país, além de um estudo de viabilidade econômica para as linhas de operação que ligarão os portos, aeroportos, centros industriais e produtivos do território.

Segundo Ricardo Penzin, diretor Latam da Hyperloop, a escolha da EGA Group para colaborar no projeto se deu pela especialização do parceiro no mercado nacional de logística. “Como nós desenvolvemos a tecnologia, precisamos nos juntar aos melhores players do mercado para realizar análises profundas sobre a implementação dos sistemas nas regiões. O EGA Group tem uma extensa trajetória, com conhecimento pleno do setor nacional de logística, o comportamento de mercado, demanda, movimentação dos portos, operações de contêineres, fluxos de importações e exportações, enfim, tudo o que precisamos para trazer o HyperPort para a realidade brasileira. Nós acreditamos que essa parceria vai se tornar um case de muito sucesso e influenciar o mercado mundial”, afirma.

Com a parceria, as empresas esperam que os principais avanços para o sistema portuário com o projeto sejam a velocidade para o escoamento das operações de importação e exportação de cargas, conteinerização do mercado interno, comunicabilidade de todos os modais, geração de empregos para toda rede operacional do fluxo, assim como a redução de tarifas devido à alta produtividade do modal.

Para Eduardo Guimarães de Assumpção, presidente do EGA Group, os ganhos para o setor serão a longo prazo. “É um projeto disruptivo, que busca elevar o nível de produtividade e aproveitamento das correntes operacionais dos portos, da comunicação entre o mercado interno com o mercado externo para importação e exportação, dentre outros aspectos. Outro ponto importante é a altíssima tecnologia aplicada com redução de emissão de CO2 e geração de energia renovável, o que emprega um caráter sustentável tanto ambientalmente quanto financeiramente para os operadores”, diz.

Este é o segundo projeto da HyperloopTT no Brasil, que também possui um estudo de viabilidade para um transporte ultrarrápido de pessoas e cargas menores no Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Governo do Estado.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.