Humanos 4.0, próximo passo da evolução

O uso estratégico do dados não está transformando só a indústria, também mudará a vida humana como a que conhecemos hoje

Author Photo
10:43 am - 09 de outubro de 2018

Charles Darwin fez múltiplas contribuições para a Teoria de Evolução, mas uma das mais importantes está relacionada à capacidade de adaptabilidade dos seres humanos. Como o cientista afirmou, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Em outras palavras, quem não se adapta, acaba se extinguindo.

Será que hoje essa afirmação é válida? Mesmo que não precisamos ser nômades, nem caçar animais para sobreviver. Contudo, algo que continua sendo essencial é a capacidade de adaptar-se aos novos ambientes. O mundo corporativo é um claro exemplo disso, já que se uma empresa não se adapta às demandas do mercado, provavelmente vai tornar-se pouco competitiva e infelizmente pode falir diante de outros concorrentes que souberam se adaptar.

Agora, a pergunta é se os seres humanos  estão preparados para adaptar essas novas tecnologias? Ou simplesmente vão sumir assim como as outras espécies? Sem dúvidas, a humanidade não vai se extinguir, pelo menos não nos próximos séculos. O fato, contudo, é que as pessoas precisam usar a seu favor tecnologias como machine learning, inteligência artificial, big data, junto com um elemento que a acompanha desde tempos primitivos: a paixão pelos dados e métricas.

Então, como juntar essas tecnologias modernas com uma paixão tão primitiva? Para falar sobre o assunto, Cesar Patiño, principal Advisor da JCP Consulting chega ao IT Forum X. O evento promovido pela IT Mídia e que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Na palestra, Patiño traçará um paralelo da evolução humana com a capacidade de capturar, armazenar, gerenciar e analisar dados, e como as tecnologias de Big Data & Analytics (Machine/Deep Learning), cloud e IoT (internet das coisas) poderão ajudar a melhorar a vida das pessoas nas próximas décadas.

O especialista conta com ampla experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Consultoria, atuando em empresas nacionais e multinacionais, no Brasil, EUA, Argentina e Chile. Nos últimos 20 anos, trabalhou na definição e implementação de soluções de negócios, especializado nas áreas de Data Management.Palestrante para disseminação de novas tecnologias em eventos como: Gartner, CONIP IDC (Argentina), Amba (Argentina), e professor convidado nos cursos Corporate Performance Management (FGV) e MBA Business Intelligence e MBA E-Commerce (Faculdade Anhembi-Morumbi).

IT Forum X 2018

O IT Forum X é um evento B2B que reúne toda a comunidade cuja vida profissional é influenciada pela Tecnologia. Transportes, Supply Chain, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, TI, Finanças, Compras, entre outros, reunindo as principais empresas de tecnologia e telecom com os decisores do mercado.
Realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo, o evento oferece experiências com muita interatividade e conteúdo de alta qualidade.

Quer participar? Baixe o app e garanta seu ingresso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.