Hub Prepaid prepara expansão internacional

Author Photo
12:30 pm - 26 de junho de 2017

A história da Hub Prepaid teve início em 2012, com a entrada em operação da Vale Presente, primeira empresa brasileira especializada em gift-card, apoiada em investimento de R$ 30 milhões. Hoje, ela reúne seis companhias com foco em serviços e negócios. A meta para 2018 é expandir atuação, além fronteira, para Chile, Colômbia e México.

A Hub Prepaid tem um modelo único de atuação escalável. Toda a tecnologia utilizada e serviços fornecidos são desenvolvidos pela própria empresa, desde a emissão de cartões até o atendimento ao cliente. Possui capacidade para personalizar mais de 30 milhões de cartões por ano, número superior à demanda, incluindo os maiores bancos brasileiros. Autoriza mais de 500 transações de compra por segundo, o que corresponde a capacidade instalada das maiores adquirentes do Brasil.

“Por essas características e resultados nos consolidamos como a maior fintech da América Latina”, diz Rodrigo Borges (foto), CEO e fundador da Hub Prepaid, que afirma ter sido 2016 um marco no fortalecimento dos negócios e na estrutura operacional da, hoje, holding Hub Prepaid.

Desenho do negócio
Borges classificou as fintechs da holding em dois grupos, três delas em Serviços: a Hub Fintech, especializada no desenvolvimento de plataformas, aplicativos e processamento de cartões; a HubCard, provedora de serviços de personalização e embossing de cartões; e a Hub Risk, que integra informações de rede sociais, perfis/comportamento creditícios e comportamento de compras em indicadores de Crédito, além de prevenção à fraude para tomada de decisões.

Outras três possuem foco em Negócios. A Vale Presente, na área de gift-card, com a bandeira MasterCard; a PayPaxx, especializada em gestão de despesas corporativas e pagamento de recebíveis; e a Master Alimentação, que atua em cartões de refeição e alimentação pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

“Nas empresas de negócios, conquistamos significativos crescimentos no faturamento e podemos afirmar que somos líderes nos segmentos de mercado em que atuamos. Na Vale Presente, o crescimento nos montantes transacionados foi superior a 49% ano contra ano, chegando a uma movimentação superior a R$ 500 milhões por ano. Já na PayPaxx, uma operação com apenas um ano de lançamento, atingimos movimentação superior R$ 300 milhões por ano”, aponta o executivo.

Os esforços para a expansão continuam. Em 2017, a aposta é no crescimento do Master Alimentação e em novos serviços e plataformas que proporcionem mais mobilidade, conectividade e inteligência de gestão aos clientes. Os aplicativos PayPaxx, por exemplo, possibilitam realizar prestações de contas, bastando anexar ao histórico de cada transação a foto do comprovante de despesa e sua respectiva justificativa.

“O Início da operação de Recebíveis da Easy Taxi amplia nossa expertise na categoria e apps de mobilidade, somando às operações de recebíveis com a 99Taxi e Use Taxi. Hoje, são 200 mil taxistas usando nossos serviços”, comemora e revela: “Ampliaremos nossa presença de distribuição além dos tradicionais centros comerciais e vamos expandir negócios por meio de parcerias, como no projeto 99 maquininhas, no qual também atuamos como solução de recebimentos”.

Avanço constante
Borges diz estar lapidando toda a empresa para se adequar aos objetivos de negócio. Entre as ações mais ousadas está o investimento na modernização da infraestrutura, que inclui a fábrica de cartões, com todas as processadoras. “Antecipamos nossas atualizações tecnológicas para estarmos com o que há de melhor para os próximos cinco anos”, orgulha-se o CEO, que acrescenta ter a empresa crescido 100% no período de 2015 para 2016 e dobrará o feito em 2017.

Com investimentos de R$ 150 milhões, segundo Borges, a Hub Prepaid, já tem valor de mercado de mais de R$ 1 bilhão, sendo a primeira “fintech unicórnio” do País. Possui mais de 250 funcionários, carteira recheada com mais de 5 mil clientes corporativos e parceiros como Magazine Luiza, WalMart e Mercado Livre, além de bancos como Caixa Econômica Federal (Construcard e cartão BNDES).

“Tudo é fruto do nosso poder de verticalização e segurança. Trouxemos ainda muita agilidade e inovação ao negócio e o diferencial de uma infraestrutura própria e robusta”, explica a operação bem-sucedida e adianta que até o final do ano, a Hub Prepaid vai se tornar o maior provedor de soluções pré-pagas do País. “Em 2018, vamos nos internacionalizar, primeiramente, aportando no Chile, Colômbia e México”, avisa Borges que promete ainda mais novidades para o próximo ano com a união de ideias disruptivas e tecnologia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.