HPE lança Conteiner Platform, primeira do mercado baseada em Kubernetes

Disponível no início de 2020, solução foi criada para agilizar a modernização de aplicativos, reduzindo custos e melhorando a segurança

Author Photo
8:00 am - 23 de dezembro de 2019

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) divisão da antiga HP que ficou com as soluções para segmentos como nuvem, IoT e inteligência artificial, anunciou a criação da Conteiner Platform, anunciada pela marca como “a primeira do mercado baseada em Kubernetes e desenvolvida para aplicações nativas em nuvem ou monolíticas com armazenamento persistente.” 

Construída em 100% de código aberto e com as tecnologias BlueData e MapR, compradas pela HPE, a ‘Container Platform’ chega com a proposta de acelerar o desenvolvimento de aplicações para novos aplicativos ou mesmo para os existentes – executando em infraestrutura bare-metal (que utiliza máquinas físicas) ou virtualizada, em qualquer nuvem pública, e na borda.  
 

  • Leia na IT Trends 

“Quanto mais você ignorar a automação, menos vai fazer par com ela”, alerta futurista 

Alta demanda aquece mercado para programadores 

A HPE afirma que a nova plataforma é a única a endereçar as requisições de implementação de Kubernetes em larga escala para diversos casos de uso, de machine learning e analytics de borda a pipelines CI/CD e modernização de aplicações.  

Segundo a marca, a solução oferece para aos times de TI a vantagem de gerenciar múltiplos clusters de Kubernetes com isolamento de contêiner multi-tenant (em ambientes virtualizados) e armazenamento persistente pré-integrado. 

A solução é lançada em um momento de uso crescente dessas tecnologias. A consultoria de análise O Gartner estima que mais de 75% das organizações globais estarão executando aplicações em contêineres em produção até 202 — hoje em dia, a estimativa está em menos de 30%.  

Outro dado divulgado pela HPE, vindo da IDC, afirma que 55% das grandes empresas nos EUA padronizaram o uso de Kubernetes para orquestração de contêiner  
 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.