HPE expande o portfólio 5G com solução automatizada de gerenciamento

Software de automação 5G da HPE reduz risco de gerenciar uma rede 5G composta por vários fornecedores

Author Photo
1:00 pm - 15 de julho de 2021
HPE

A Hewlett Packard Enterprise lançou novo software de automação 5G totalmente integrado que simplifica as operações e reduz o risco para redes 5G, slices e serviços com o gerenciamento de infraestrutura da HPE e tecnologias de automação baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning (AI/ML). A solução inclui o HPE 5G Automated Assurance e um novo recurso 5G para o HPE Service Director, que, juntos, simplificam o gerenciamento de redes 5G e reduzem os riscos de implantação por meio de um sistema closed-loop totalmente automatizado.

O lançamento é pré-integrado com as soluções 5G abertas da HPE, incluindo o HPE 5G Core Stack, e ainda aproveita tecnologias de código aberto e oferece APIs abertas para integração com soluções de vários fornecedores. Ele reduz o risco de gerenciar uma rede 5G composta, provendo recursos de automação que vão desde o gerenciamento de infraestrutura até a automação dos slices, utilizando componentes de software abertos e seguros.

Segundo a HPE, as operadoras de telecoms podem implantar a solução de automação 5G em conformidade com padrões ETSI, 3GPP e outros, combinando-a com orquestração para ativar um processo de closed-loop totalmente automatizado. Sempre que novas funções de rede, slices e serviços forem implantados, ele automaticamente envolve o monitoramento, que detecta degradações de serviço e aciona automaticamente o reparo, o dimensionamento ou a otimização da infraestrutura e dos serviços.

A solução de automação 5G integrada da HPE foi projetada para inúmeros casos de uso do 5G, com inovações como orquestração baseada em intenção, assurance baseada em AI/ML, CNF on boarding, gerenciamento automatizado de fatias de rede e elasticidade da infraestrutura. Essa nova solução de software 5G se junta ao portfólio de software HPE 5G com o HPE 5G Core Stack, o HPE Open RAN Solution Stack e soluções de ponta, incluindo o HPE Edge Orchestrator.

O software é pré-integrado com o HPE 5G Core Stack e também integra-se com NFs de diversos fornecedores da HPE e parceiros. A integração e os testes com a HPE e as NFs dos parceiros estão sendo realizados no Laboratório 5G da HPE em Fort Collins, Colorado.

“Para aproveitar totalmente a oportunidade apresentada pelo 5G e pela divisão de rede, as operadoras de telecomunicações precisam adotar os princípios abertos e cloud-native que foram incorporados aos padrões da indústria”, diz Domenico Convertino, vice-presidente de Gerenciamento de Produto da HPE Communications Technology Group. “Em linha com essa abordagem, a HPE desenvolveu recursos de automação totalmente integrados que eliminam o risco de implantações 5G e maximizam o retorno de negócios para os operadores de rede. Com base em nossa liderança em nuvem de telecomunicações, sistemas de suporte de operações e orquestração, estamos apresentando uma oferta integrada que acelera a automação no setor”.

A nova solução de automação 5G traz orquestração baseada em intenção com um novo recurso 5G para o HPE Service Director e fornece garantia de serviços e rede baseada em AI / ML com um novo produto, o HPE 5G Automated Assurance.

O HPE Service Director orquestra infraestrutura e serviços 5G complexos de maneira simples e sem código para otimizar os processos operacionais em conectividade, computação, aplicativos e funções de rede. Ele usa modelagem baseada em intenção para projetar modelos de serviço e suas políticas para orquestrar os processos de negócios e o ciclo de vida completo em ambientes híbridos, permitindo que os operadores adotem o DevOps. É complementado pelo HPE NFV Director, uma oferta de orquestração de recursos compatível com ETSI comprovada e escalonável para VNFs e CNFs.

Já o HPE 5G Automated Assurance permite que as empresas de telecomunicações automatizem a detecção, a previsão e a correção de problemas de rede 5G e degradação de serviço, devido à inteligência pronta para 5G baseada em dados e em ML, e um design aberto e seguro. Ele coleta e analisa uma grande quantidade de informações diversas da rede 5G em tempo real para detectar anomalias ou padrões de problema e acionar a correção apropriada.

Essas duas novas soluções de automação são complementadas pelo Agregador de Recursos HPE para Gerenciamento de Infraestrutura Aberta, que simplifica o gerenciamento da infraestrutura de computação de telecomunicações em milhares de locais.

Os pacotes de software de automação de 5G para HPE Service Director e HPE 5G Automated Assurance estarão disponíveis globalmente em outubro de 2021.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.