HP Inc. supera resultados negativos e destaca-se com bom desempenho

Author Photo
3:14 pm - 24 de agosto de 2017
HP Inc. é resultado da divisão da Hewlett-Packard Co., que também deu origem à Hewlett Packard Enterprise (HPE) HP Inc. é resultado da divisão da Hewlett-Packard Co., que também deu origem à Hewlett Packard Enterprise (HPE)

Em 2015, em uma das maiores rupturas corporativas da história do Vale do Silício, a Hewlett-Packard se separou em duas. A Hewlett Packard Enterprise (HPE) foi criada para lidar com data centers, software e serviços, enquanto a HP Inc. cuidaria de impressoras e computadores.

Não era um segredo que a HPE era a prole privilegiada: a sua responsabilidade era ajudar os clientes a navegar na lucrativa era em torno de dados, aplicativos e computação em nuvem. Além disso, ainda seria liderada por sua famosa executiva, Meg Whitman. 

A reviravolta da HP Inc.

Quase dois anos após a divisão – e com ambas as empresas se preparando para anunciar ganhos trimestrais – os pressupostos foram revirados. A HP Inc. abraçou mais produtos e aumentou a receita, apesar dos gastos desmedidos em computadores e impressoras.

“A HP Inc. teve desempenho surpreendentemente bom por estar em PCs e impressoras”, disse David Heger, analista da Edward Jones. A HPE, entretanto, não conseguiu atender às projeções de vendas por quatro trimestres consecutivos.

Vantagens da divisão

Depois de chegar à Hewlett-Packard Co. em 2011, Meg inicialmente se opôs à divisão, mas eventualmente mudou de ideia, argumentando que a medida permitiria que cada lado fosse mais ágil. Em abril, Whitman completou uma fusão de seus negócios de serviços, girando e formando uma nova empresa, a DXC. A companhia quer fazer algo semelhante com os principais negócios de software no próximo mês.

“Claramente, a separação foi positiva para nós”, disse Enrique Lores, presidente da empresa de Imaging, Printing and Solutions da HP Inc., em entrevista. “Conseguimos fazer coisas que nunca teríamos sido capazes”.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.