Categories: Notícias

Hospital Alemão Oswaldo Cruz adota data center da Oracle e aumenta processos de consultas

Visando o aumento na qualidade e oferta de serviços de saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz passou a usar o Exadata Database Machine X3, data center da Oracle, e o Oracle Sun ZFS Storage 7320 como solução de backup.

O processo de adequamento e implantação das soluções teve início em 2012, com o projeto de reestruturação da infraestrutura de TI do hospital, que previa a construção de um novo data center e a consolidação da arquitetura em um único equipamento.

O Oracle Exadata Database Machine foi escolhido por conta dos ganhos significativos de performance, disponibilidade, escalabilidade e segurança, além da fácil integração aos demais sistemas e maior confiabilidade e segurança, o que tornou a infraestrutura de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz mais simples e robusta. Outros benefícios identificados foram redução de custos, melhor retorno total do investimento (TCO). Já para a realização de backups, a escolha foi o Oracle SUN ZFS Storage 732, por conta da facilidade de gerenciamento e de integração da solução.

Gestão
Juntamente com o processo de modernização da infraestrutura do hospital, concluída em dezembro de 2013, o Oswaldo Cruz migrou seu antigo sistema de agendamento de exames e consultas para uma nova solução, que fazem parte do HIS (Hospital Information System) TASY.

O TASY é um sistema de gestão empresarial específico para o setor de saúde, que inclui prontuário eletrônico, sendo crítico para o perfeito funcionamento das operações do hospital, que atende mensalmente 16 mil pacientes externos para consultas e exames, além de 1500 internações em média. O principal sistema da organização HIS (Hospital Information System) é acessado por em média por 1200 usuários simultâneos e a eficiência de acesso depende da agilidade e eficiência do Engineered Systems da Oracle.

Com as mudanças, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz já identificou como resultado melhora no acesso aos seis mil usuários (colaboradores e mais de três mil médicos associados) e no atendimento aos pacientes. O tempo de prescrição de medicamentos, por exemplo, foi reduzido em 70% – os profissionais demoram cerca de dois minutos para realizar a tarefa que, antes, demoravam seis minutos.

As integrações relacionadas aos retornos dos convênios médicos também tiveram seu tempo reduzido – antes levavam três minutos em média e hoje os processos são realizados em 28 segundos.

Na área de recursos humanos foi identificada a redução de 562% no tempo de processamento da folha de pagamento dos 2100 funcionários – antes era gasto mais de uma hora e o processo era feito necessariamente à noite, agora é realizado no período diurno em apenas 12 minutos.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

25 minutos ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

5 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

6 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

6 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

7 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

8 horas ago