Honeywell e Repsol assinam acordo para desenvolver combustíveis renováveis

Empresas vão ampliar parceria para a produção de biocombustíveis e materiais reciclados

Author Photo
7:00 pm - 26 de agosto de 2024
Foto: Shutterstock

A Honeywell e a multinacional petroquímica espanhola Repsol anunciaram na última semana uma colaboração na produção de biocombustíveis e materiais reciclados. As empresas dizem que vão trabalhar juntas para integrar processos produtivos às operações atuais da empresa de combustíveis.

Em comunicado, as companhias indicam que o objetivo é expandir e comercializar tecnologias da Honeywell que empregam resíduos como gorduras, óleos, graxas, biomassa e materiais sólidos para a produção de químicos e combustíveis renováveis em refinarias da Repsol. Também fabricar vários tipos de biocombustíveis, incluindo para aviação (SAF, na sigla em inglês) e diesel verde, tudo usando infraestrutura de refinaria já existente.

“Nossa parceria com a Repsol destaca o uso de tecnologias inovadoras para diminuir as emissões de CO2, produzindo biocombustíveis e materiais avançados e utilizando a infraestrutura existente das refinarias”, explica em comunicado Bryan Glover, Chief Growth Officer e CTO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions.

Veja a cobertura completa: IT Forum Praia do Forte 2024

A companhia espanhola também está analisando a implantação da tecnologia UpCycle da Honeywell para converter plásticos descartados em insumos recicláveis para a criação de novos produtos. A tecnologia, diz a Honeywell, pode tratar diferentes tipos de plástico, incluindo embalagens coloridas, flexíveis, de várias camadas e poliestireno.

Usada em combinação com outras técnicas de reciclagem química e mecânica, e otimizações na coleta e separação de resíduos, a UpCycle tem potencial, segundo a sua dona, de “elevar para quase 90% a taxa de reciclagem de plásticos”.

“Os combustíveis renováveis e a reciclagem de plásticos são cruciais para o compromisso da Repsol em atingir emissões líquidas zero até 2050,” diz Berta Cabello, diretora de combustíveis renováveis da Repsol.

As duas empresas têm um histórico de cooperação, incluindo licenciamento e desenvolvimento de unidades petroquímicas, catalisadores, suporte técnico e resolução de problemas, digitalização e tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.