Categories: Notícias

Home office x gestão de equipes: como implementar de forma equilibrada

Visando redução de gastos e com a tecnologia aliada ao espaço de trabalho e usada para facilitar a vida de funcionários, é comum que empresas adotem o chamado teletrabalho ou home office.
Pesquisa divulgada em agosto de 2014 pela SAP Consultoria mostra que o setor de tecnologia da informação é um dos que mais adota tal modelo, sendo explorado por 70% das empresas.
Apesar da facilidade, um dos maiores desafios enfrentados por gestores de TI é exatamente conseguir gerir sua equipe estando longe. Para isso, Marcelo Vianna, especialista em gestão de pessoas e sócio-diretor da Conquest One, empresa especializada em contratação e gestão de pessoas em TI, selecionou algumas ferramentas e boas práticas que podem se úteis nessa empreitada.

Videoconferência: a videoconferência pode ser uma aliada, principalmente se a empresa não dispõe de um software que permita saber o ‘status’ do colaborador. Um processo recorrente que permita o contato visual permitirá saber se ele realmente está bem.
Monitorar o bem estar do colaborador: criar um processo de gerenciamento, como um apontador diário de felicidade. Com esse tipo de ferramenta você pode perguntar para o seu time se eles estão bem e o nível do “bem-estar”. Softwares de comunicação podem ajudar nesse processo.
Check points: criar um processo que permita saber o andamento de projetos, como pontos de checagem periódicos, pode evitar surpresas.
Manter a relação de confiança: o mais importante é a empresa manter uma relação de confiança com o colaborador, e o colaborador também deve se atentar às entregas, mesmo trabalhando remoto. Se o trabalho for amarrado a um horário específico, o checkpoint pode ser feito pelo login no sistema. Não tem como fugir da tecnologia!
Manter um manual de boas práticas: um manual de boas práticas pode orientar o colaborador que trabalha remoto. O documento pode conter dicas sobre a aparência e os horários, por exemplo. Mesmo não estando todos os dias no escritório, o profissional deve estar atento a detalhes. Afinal, ele pode ser convidado a participar de uma  videoconferência com cliente ou gestor, e precisará estar preparado.

Recent Posts

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

27 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

15 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

17 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

19 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

19 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

20 horas ago