Here lança tecnologia para veículos autônomos e conectados

OTA Connect garante que dados, software e firmware possam ser transferidos entre a nuvem e um veículo com segurança para atualizar e melhorar as funções do veículo

Author Photo
8:13 am - 16 de agosto de 2018
Qualcomm e Google trabalham juntas para levar Snapdragon a mais veículos

A Here Technologies anuncia o lançamento de uma nova solução over-the-air (OTA) para os fabricantes de automóveis usarem nos veículos conectados. O Here OTA Connect foi criado para resolver um problema crítico: garantir que dados, software e firmware possam ser transferidos entre a nuvem e um veículo com segurança para atualizar e melhorar as funções do veículo.

Segundo Ralf Herrtwich, vice-presidente sênior da Here Technologies, o Here OTA Connect oferece benefícios de economia de tempo e custo ao permitir que as montadoras atualizem os veículos remotamente, como em grandes campanhas de recall. “Também abre fluxos de receita para as montadoras, oferecendo a seus clientes a capacidade de adquirir novas atualizações e recursos de veículos com o toque de um botão”, completa.

Como foi projetado para integrar-se ao back-end da montadora e usar a tecnologia de código aberto, o OTA Connect pode ser oferecido a clientes automotivos globais e evita o aprisionamento a fornecedores específicos. Atualmente disponível como um produto autônomo, a Here planeja combinar o OTA Connect com seu pacote de software e serviços automotivos nos próximos meses e disponibilizar a tecnologia para aplicativos não automotivos, que podem incluir robótica e drones.

Uma atualização OTA é a entrega sem fio e a instalação de novos dados ou software nos dispositivos conectados. Embora a tecnologia OTA tenha sido usada durante anos por operadoras de telefonia móvel como um meio de atualizar configurações e software em telefones em sua rede, o potencial da tecnologia para carros conectados e autônomos só está sendo percebido agora.

Assim como telefones, computadores e aplicativos, esses carros têm códigos que exigem atualizações frequentes, mas a complexidade de seus sistemas e requisitos de segurança tornam as atualizações de aperfeiçoamento muito mais difíceis. Uma quantidade significativa de software, incluindo milhões de linhas de código, será necessária à medida que veículos conectados e autônomos mapeiam novas jornadas e encontram novos cenários na estrada. Os fabricantes de automóveis também usam carros conectados como ferramentas de coleta; eles fornecem fontes ricas de dados e fornecem essas informações ao sistema central da montadora para melhorar o funcionamento geral.

 

A tecnologia Here OTA Connect foi criada pela Advanced Telematic Systems (ATS), uma empresa de software com sede em Berlim, especializada em produtos automotivos, que a Here adquiriu em janeiro de 2018.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.