Categories: Notícias

HCPA usa aplicativo para triagem de pacientes com suspeita de Covid-19

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre anunciou mais um aliado tecnológico na batalha contra o coronavírus. Agora, os médicos emergencistas da instituição têm à disposição o Aplicativo de Triagem para assistência a pacientes com suspeita de COVID-19. A solução é o resultado da atuação conjunta da uMov.me e o Serviço de Epidemiologia do HCPA. Ao total, duas mil licenças foram doadas ao hospital.

O aplicativo foi desenvolvido com base nos dados científicos do News Score (National Early Warning Score), acrescido de informações sobre HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), diabete Mellitus e idade, para estratificação dos pacientes, de acordo com necessidade ou não de internação, além de indicar o local da internação, gerando mais agilidade e efetividade na gestão de recursos do hospital.

Com o uso do aplicativo, é possível reconhecer padrões e ampliar a experiência compartilhada, pois, à medida que os médicos vão cadastrando as suas tomadas de decisões, os dados são organizados, criando uma base de conhecimento sobre a triagem efetiva para a COVID-19.

A coordenadora do programa Qualis, Helena Barreto, ressalta a finalidade do aplicativo na gestão. “O objetivo é incentivar a padronização nas tomadas de decisão para que possamos maximizar o uso de recursos, melhorando constantemente os padrões e, em caso de aumento significativo da pandemia, possibilitar que outros médicos possam seguir padrões testados e homologados. Além de apoio para definição de internação, a ferramenta pode ser usada na avaliação de intercorrências no paciente com a COVID-19, também com o propósito de auxiliar na definição do melhor local para assistência ao paciente”, diz.

De acordo com o CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan, a empresa está contribuindo com sua parte para enfrentar a crise. “Nosso expertise é criação de aplicativos para apoiar o trabalho de pessoas em campo, otimizando recursos e aumentando a produtividade, assim como oferecer a gestão dados para a tomada de decisão. A solução está pronta e pode ser usada por qualquer hospital do Brasil e contamos com o apoio da AWS para essas ações”, destaca.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

47 minutos ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

5 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

6 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

6 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

8 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

9 horas ago