Hapvida NotreDame Intermédica triplica exames de imagem usando tecnologia remota
Command Center de SP tem 25 equipamentos de ressonância e tomografia operados de forma remota por biomédicos
O Command Center da Hapvida NotreDame Intermédica, localizado no Hospital Salvalus, na capital paulista, adotou uma plataforma que combina robótica, hardware e software para acelerar a realização de exames médicos. Segundo a operadora de planos de saúde, a tecnologia triplicou a quantidade de diagnósticos realizados por dia.
As ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizada são feitos por pouco mais de uma dezena de biomédicos. Eles operam remotamente 25 equipamentos (15 RMs e 10 TCs) espalhados por 10 unidades na Grande São Paulo, além do maior complexo hospitalar da rede.
“Em dois anos, realizamos mais de 473 mil exames. Com o auxílio da tecnologia e da inovação, triplicamos o número de atendimentos: passamos de 16 exames diários por operador para até 48”, diz Cidéria Costa, diretora executiva de Medicina Diagnóstica da Hapvida NotreDame Intermédica. Ela garante que a plataforma assegura a segurança dos exames.
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O Command Center tem 16 estações de trabalho com controle de duas máquinas cada. A jornada do operador é de seis horas, mas os exames são realizados em 24 horas, uma vez que há exames eletivos competindo em prioridade com os de urgência. A companhia tem também uma sala de controle em Ribeirão Preto (SP) para atender cidades do interior paulista, que controlam outros 10 equipamentos (4 RMs e 6 TCs).
Entre os procedimentos mais comuns estão ressonâncias de crânio, coluna lombar, joelho e ombro, além de tomografia de abdome total, tórax, crânio e coluna lombar.
A Ionic Health é a empresa responsável pela tecnologia do Command Center. Segundo o CEO da empresa, José Leovigildo Coelho, a parceria trouxe melhora substancial nas operações de imagem e otimização do serviço de saúde.
“Cumprimos os mais altos padrões internacionais de qualidade e segurança em dispositivos médicos. Nossa parceria tecnológica possibilita uma gestão centralizada, padronizada e mais eficaz das operações, reduz o tempo de espera para os pacientes e garante maior consistência e qualidade nos resultados diagnósticos”, diz o executivo.
Agilidade e qualidade na Hapvida NotreDame
Nas unidades, o paciente é recebido por um profissional de enfermagem responsável pelos procedimentos de preparo. À distância, o biomédico opera o equipamento e conversa com o paciente por um sistema de áudio e monitoramento de vídeo. O profissional pode trocar informações com a equipe na sala de exame por chat.
O biomédico é responsável por captar as imagens e analisá-las. Em caso de um achado crítico em exames de imagem de crânio, um alerta é emitido no sistema para o médico que acompanha o paciente e solicitou o exame.
“O programa Rádio Alerta foi criado com o objetivo de reduzir o tempo de retorno ao médico e, assim, salvarmos vidas. Quando são detectadas anomalias graves, o paciente é procurado imediatamente, mas sem alarde”, explica Cidéria Costa.
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