Hackathon de IA da Intel e da Amcham Brasil anuncia vencedores

Competição teve apoio do MCTI e da Abstartups. Iniciativas desenvolvidas por startups atendem temas prioritários para o Brasil no G20

Author Photo
10:35 am - 27 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

A Intel e a Amcham Brasil adiantaram, em primeira mão ao IT Forum, os nomes dos três vencedores do primeiro Hackathon Brasileiro de Inteligência Artificial. Entre as 16 startups que chegaram à fase final, a IA Sense, o SIMF (Sistema de Informação do Modelo Florestal) e a SpySkyTech apresentaram as iniciativas consideradas melhores pelo painel internacional de juízes e conquistaram a vitória.

Com o resultado as três empresas vão ingressar no programa global da Intel chamado Liftoff, voltado para startups que empregam IA em soluções. O hackaton é resultado de uma parceria entre a Intel e a Amcham Brasil, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

As soluções apresentadas pelas startups utilizam IA para o combate à fome e aos efeitos negativos das mudanças climáticas. São temas prioritários da presidência brasileira no G20, que vai até novembro desse ano. O grupo é formado pelas maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia.

Confira: tudo o que aconteceu no IT Forum Praia do Forte 2024!

A próxima Cúpula de Líderes do G20 acontece no Brasil, entre 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

“Nosso objetivo foi incentivar o uso dessa tecnologia para enfrentarmos os principais desafios do planeta, e fiquei muito entusiasmada com a criatividade e a abrangência dos projetos que foram apresentados”, conta em comunicado Gisselle Ruiz Lanza, vice-presidente da Intel e diretora geral para a América Latina.

“Este Hackathon é uma amostra simbólica, mas potente, do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos, unindo esforços de diferentes setores e regiões, a favor de objetivos nobres como a inclusão e a sustentabilidade”, diz Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil.

Conheça os vencedores do hackathon

A IA Sense tem como foco de atuação o setor de agricultura, e a solução apresentada pela startup veio da necessidade de melhorar a eficiência e a sustentabilidade no agro. Segundo a empresa, muitos produtores, especialmente os de pequeno e médio porte, enfrentam dificuldades para gerenciar pragas de maneira eficaz e econômica.

A utilização excessiva de defensivos agrícolas eleva custos e traz impactos ambientais negativos. O objetivo foi desenvolver uma solução que utilize inteligência artificial e visão computacional para monitorar e identificar pragas em tempo real, trazendo dados mais precisos e acionáveis que ajudem os agricultores a otimizar o uso de insumos.

A IA Sense criou uma ferramenta que reduz desperdícios e apoia a tomada de decisões mais informadas e responsáveis no campo.

Já a SIMF pensou na necessidade de uma gestão ambiental eficaz em pequena, média e grande escala no Brasil. A startup atua desde 2020 com tecnologias como inteligência artificial e análise geoespacial para preservar áreas de conservação e monitorar impactos ambientais.

Durante o Hackathon, quis mostrar como usar a nuvem para agilizar operações que empregam técnicas de deep learning para quantificar e classificar biomas, além de identificar construções irregulares.

Por último, a SpySkyTech apresentou uma plataforma SaaS (Software como Serviço) baseada em nuvem que transforma câmeras, drones e smartphones comuns em observadores autônomos. O projeto utiliza inteligência artificial para monitorar dados e fornecer insights que podem ajudar na tomada de decisões para melhorar a distribuição de recursos e criar oportunidades de desenvolvimento econômico em comunidades carentes, por exemplo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.