Gustavo Ancheschi, presidente da Motorola Solutions, revela atuação abrangente da empresa além dos rádios

Com foco em soluções de missão crítica, Motorola Solutions iniciou em 2015 jornada para ampliar escopo de atuação

Author Photo
8:40 am - 21 de julho de 2023
Gustavo Ancheschi, presidente da Motorola Solutions Brasil. Crédito: Divulgação.

Depois de cinco anos como diretor de vendas da Motorola Solutions, Gustavo Ancheschi ocupa há sete meses a principal cadeira da empresa no Brasil, após Elton Borgonovo ter sido promovido à vice-presidente para a América Latina. Uma missão bastante desafiadora, reconhece o executivo. Não só porque a fabricante vive um momento de salto exponencial dos negócios em solo nacional, com crescimento de dois dígitos, e foco em soluções de missão crítica, mas também por suceder a liderança bem-sucedida e admirada de Borgonovo.

Segundo ele, sua nomeação como CEO foi uma construção planejada, resultado não só dos números positivos alcançados pelo seu antecessor, mas do próprio desempenho do time de vendas. “O Elton entrou como estagiário e chegou à presidência e é uma pessoa querida. Do ponto de vista pessoal, é um desafio grande, pois é preciso tomar decisões e ao mesmo tempo imprimir minha personalidade na empresa”, comenta.

O executivo revela que a Motorola Solutions vive um momento espetacular e que esse cenário adiciona uma pitada extra de desafio à sua gestão. Nos últimos dois anos, a empresa tem apresentado um crescimento de dois dígitos, e a perspectiva é positiva também para 2023. Ancheschi destaca que a empresa acelerou seu crescimento após a pandemia, uma construção que, na verdade, teve início em 2015.

“Buscamos naquele momento diversificar o atendimento aos clientes. Éramos conhecidos principalmente por nossos rádios. Começamos, então, a fazer aquisições nesse período, totalizando 35 compras e um investimento de US$ 6 bilhões em oito anos. Agora, temos um ecossistema poderoso de missão crítica que engloba comunicação, vídeo, software e comando e controle, fornecendo serviços gerenciados”, destaca ele.

Com essa movimentação, a Motorola Solutions ampliou sua capacidade de negócios nos últimos anos, expandindo sua atuação para além dos rádios, ingressando em áreas como vídeos, software e serviços. Ele menciona que com essa mudança o mercado endereçável da empresa cresceu de US$ 12 bilhões para US$ 60 bilhões.

Segurança pública em foco na Motorola Solutions

Ancheschi ressalta a importância dos sistemas de vídeo não só no setor privado, mas, especialmente, para a segurança pública e destaca os desafios enfrentados pelas agências de segurança na gestão de recursos e na recomposição do efetivo.
Ele enfatiza que a solução da Motorola Solutions oferece um sistema completo, com câmeras inteligentes que detectam comportamentos anômalos e fornecem informações relevantes para os agentes. Além disso, a empresa conta com software de procedimento operacional padrão para auxiliar os agentes em suas ações. Tudo isso com o respaldo, inclusive, da inteligência artificial (IA).

“Nosso software de câmera não mostra mais imagem, funciona tal qual um sistema de colmeia. Cada uma delas representa uma câmera e muda de cor de acordo com o que IA detecta. A câmera entende comportamento anômalo, abre a imagem só daquela câmera para o oficial e temos softwares de procedimento operacional padrão que o agente sabe o que tem de fazer. Ainda assim precisa de uma interação humana às vezes, mas vai muito mastigado”, explica.

Na arena de segurança pública, a Motorola Solutions, conta, se destaca com base em três pilares: o policial conectado, a viatura conectada e a agência conectada. A ideia é gerar, com essa tríade, mais eficiência na ponta, com tecnologias avançadas, como câmeras no corpo dos policiais e nos veículos, além de software de comando e controle.

Recentemente, a Motorola Sulutions fechou contrato de R$ 45 milhões com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí para a implementação de Estações de Rádio Base (ERB) em todo o território piauiense. “Primeiro, o investimento acontecerá em rádio, mas evoluirá para vídeo e depois inteligência”, adianta Ancheschi.

Com o mote de “conectar pessoas que precisam de ajuda com quem pode ajudar”, a Motorola completa 95 anos de existência, sendo 44 deles no Brasil e acredita que desde então tem impactado positivamente a vida das pessoas. Mais de 70% dos seus clientes são do setor público e a missão de garantir a segurança das pessoas está enraizada nos negócios em todas as funções, garante Ancheschi. “O que fazemos impacta a vida das pessoas. Temos sistemas também em Petrobras, salvando vidas e melhorando a eficiência. Na Vale, um trem não roda sem nossa comunicação. O impacto é grande”, orgulha-se.

No começo do ano, com as chuvas no litoral Norte de São Paulo, por coincidência, a Motorola Solutions tinha um técnico nosso na região de Santos, que tinha feito uma manutenção de rotina. Quando ele voltava para a capital paulista, recebeu um alarme com sinal de aquecimento em um site, com indicativo de parada. Ele, então, retornou ao local, fez a manutenção e no dia seguinte toda a comunicação do litoral caiu. Boa parte dos resgates feitos pelos bombeiros foram realizados em cima desse site que ele voltou e arrumou. “Uma atitude de uma pessoa comprometida salvou muitas vidas. Eu gosto de manter isso vivo nas pessoas: a premissa de que cada ação deles, que não importa o papel no negócio, é chave para fazer a engrenagem girar”, finaliza ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.