Guia de pós-graduação e MBA em TI 2017

Author Photo
12:11 pm - 23 de janeiro de 2017

Janeiro costuma ser um mês de muitos planos e definição de metas. Afinal, ano novo, novas conquistas, correto? A carreira certamente faz parte da lista e uma das apostas certeiras é na capacitação para agregar conhecimento.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigindo profissionais mais antenados e atualizados com novas tecnologias, cursos de capacitação surgem como essenciais para integrantes de um setor tão dinâmico quanto o de Tecnologia da Informação (TI).

Para auxiliar profissionais na busca por capacitação na área de TI, o IT Forum 365 listou algumas opções de instituições para cursos de pós-graduação, MBA e especialização – tanto presenciais quanto à distância. Agora resta analisar cada detalhe, colocar na ponta do lápis e decidir qual a melhor opção para o futuro. Confira!

Anhembi Morumbi/Laureate
Integrante da rede internacional de universidades Laureate, a Anhembi Morumbi oferece pós-graduação em Engenharia de Software, no campus da Vila Olímpia, em São Paulo. Além disso, a universidade aposta em ensino à distância (EAD) para o setor de Tecnologia, com quatro cursos: Especialização em Inovação em Tecnologias Educacionais, Gestão da Informação – Business Intelligence (Laureate), e Jogos Digitais (Laureate). A modalidade EAD também é a aposta para o MBA em Gestão da Tecnologia da Informação na Laureate.

BandTec
A BandTec, Faculdade do Colégio Bandeirantes, tem as últimas vagas abertas para a pós-graduação em Big Data & Analytcs, curso com 460 horas de carga horária, que aborda temas como IoT, cloud computing, data mining, business analytics solutions, master data management, data quality, e security and information Privacy.

ESPM
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) oferece aos profissionais de TI quatro opções de pós-graduação, duas em São Paulo e outras duas no Rio de Janeiro. O curso de Big Data e Inteligência de Marketing – que busca responder como analisar de forma coerente e rápida informações em tempo real e em quantidade não controlada – tem opões nas duas filiais citadas. Seguindo o foco da universidade, voltada a marketing e negócios, há duas opções que podem ser interessantes também para ampliar o escopo de profissionais de TI: Pós-graduação em Marketing e Gestão, em São Paulo (SP), e em Gestão de Negócios do Mercado Digital, no Rio.

FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anuncia a realização do MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação, com início no dia 31/03/2017, que tem como objetivo criar uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da TI na gestão estratégica de negócios, de modo a capacitar executivos a exercer cargos de alto escalão nessa área, ou a galgar postos executivos mais elevados. Há opções nas três unidades em São Paulo (SP) – Paulista, Faria Lima e Berrini, com aulas quinzenais aos sábados.

FIA
A FIA oferece opções tanto de pós-graduação (4) quanto de MBA (2) e extensão (6). Os cursos de pós abordam temas como big data, data mining, mercado e tecnologia da informaçãoprocessos SAP, Governança e gestão de serviços de TIOs cursos têm duração de 12 a 18 meses, e o início das aulas é tanto em março quanto maio. Os interessados em MBA têm opções de abordagens específicas de big data e gestão da tecnologia da informação.

A maior parte das opções da FIA está na seção de cursos de extensão, com temas abrangentes. Big data é o principal assunto, com diferentes tipos de abordagens, como Análise de Big Data, Análise de Big Data via Machine Learning, Aplicações de Big Data com Hadoop, além de Aplicações de Business Intelligence para Gestão de Negócios  e Estatística Aplicada . A duração varia com 5 meses, 4 meses, 1 mês ou até mesmo 40 horas como o caso do Aplicações de Big Data com Hadoop.

FIAP
Para 2017, a Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) conta com 22 cursos de MBA na área de Tecnologia da Informação, em São Paulo, nas unidades Vila Olímpia, Paulista, Aclimação e Alphaville. Entre as opções estão Big Data (Data Science), Gestão de Cibersegurança, Engenharia de Dados, Business Intelligence, Digital Games, e Gestão por Processos. As opões on-line são Gestão de Projetos com Práticas do PMI e Gestão da Tecnologia da Informação. A maioria dos MBAs tem início em abril e maio, com investimento variado e diversas formas de pagamento.

IBTA
O Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) oferece 12 opções de MBA para profissionais do setor de TI em sua unidade na Av Paulista, em São Paulo (SP). Entre elas, Administração de Banco de Dados em ênfase em Oracle, Business Intelligence, Engenharia de Software Orientada para Serviços – SOA, Gestão da Segurança da Informação, e Projetos de Redes de Computadores. Todos têm duração de um ano.

Impacta
A Faculdade Impacta traz opções de MBA e pós-graduação , com duração entre 12 e 18 meses. Gestão da TI, Projeto e Gerenciamento de Data Center são os MBAs. Em Pós-graduação, Arquitetura da Informação e UX + Módulo Avançado em UsabilidadeBusiness Intellicence com big data e Engenharia de Software são as opções oferecidas pela instituição.

Inatel
Diferentemente das outras instituições, que têm cursos focados no eixo Rio-São Paulo, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) traz oportunidades em mais localidades – São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Santa Rita do Sapucaí (MG). As modalidades são pós-graduação/especialização, extensão e cursos EAD.

Para pós, há opções como Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT), e Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações. Os dois cursos de extensão disponíveis são em Santa Rita do Sapucai (MG) – HCNA LTE (Huawei Certified Network Associate) e Análise do Ambiente Empresarial. São outros 17 cursos de EAD, como Windows 10 Mobile e iOS , Sistemas de TV Digital , Desenvolvimento Mobile – Android Avançado, e Tecnologia celular 4G – LTE

USP
Na Universidade de São Paulo (USP), uma opção é o o MBA em Gestão da Inovação em TI, oferecido pelo LARC – Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP (Poli). A duração do MBA é de 15 meses, sendo 3 meses para o desenvolvimento da monografia de conclusão de curso. Para cada Turma a ser formada será aberto um processo de seleção.

Senac
O Senac conta com seis cursos de pós-graduação para a área de Tecnologia da Informação – três deles novos: Engenharia da Qualidade de Software , Tecnologias e Inovações Web , Cloud Computing  e Segurança da Informação  – todos eles a distância e com data de início em março. No modo Extensão são mais três opções, todos de gerência de projetos, com as seguintes categorias: práticas alinhadas ao PMI , gestão de custos  e gestão de tempo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.