Guia de certificação ITIL: domine o gerenciamento de serviços de TI

Do ITIL Foundation ao ITIL Master, estruturamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre as últimas certificações

Author Photo
7:02 am - 02 de abril de 2019

A IT Infrastructure Library (ITIL) oferece as melhores práticas para fornecer serviços de TI usando uma abordagem sistemática ao gerenciamento de serviços de TI (ITSM). O ITIL 4, lançado no início deste ano pela Axelos, foi atualizado para incluir uma ênfase mais forte na manutenção da agilidade, flexibilidade e inovação no ITSM, enquanto ainda suporta redes e sistemas legados.

A certificação ITIL está quase no topo de quase todas as listas de certificações de TI obrigatórias e por um bom motivo. Como uma estrutura de gerenciamento de TI, o ITIL pode ajudar as empresas a gerenciar riscos, fortalecer as relações com os clientes, estabelecer práticas econômicas e construir um ambiente de TI estável que permita crescimento, escala e mudança.

Com a transição para o ITIL 4, estão sendo feitas alterações no esquema de certificação do ITIL. As certificações ITIL 3 permanecem válidas e os níveis de certificação ITIL 4 serão implementados ao longo de 2019. Os profissionais que estão apenas começando, ou trabalhando com credenciais de nível ITIL 3 Foundation, são incentivados a buscar a certificação ITIL 4. Os candidatos intermediários são encorajados a continuar suas jornadas ITIL 3 até que as certificações ITIL 4 de nível superior sejam disponibilizadas no final deste ano.

Aqui você encontrará os custos, requisitos, níveis e caminhos para a certificação ITIL, bem como informações sobre compatibilidade de certificação entre v3 e v4 e informações de lançamento para certificações ITIL 4 de nível superior.

3 níveis de certificação do ITIL

Embora a Axelos tenha anunciado e lançado algumas novas certificações ITIL 4, as certificações ITIL v3 ainda são relevantes e estão disponíveis para os profissionais de TI durante o próximo ano. A fase final do esquema de certificação da ITIL 4 não deve ser lançada até 2020, por isso, se você estiver no caminho da certificação ITIL v3, vale a pena continuar nesses cursos, pois eles se traduzirão no modelo de certificação da ITIL 4.

O esquema de qualificação do ITIL v3 usa um sistema de crédito modular chamado ITIL Credit System. Todas as ITIL e qualificações relacionadas a ITIL e ITIL Credit System recebem um valor de crédito específico. À medida que esses créditos são aplicados, o candidato se qualifica para testar um nível mais alto de certificação. Em última análise, um total de 22 créditos é necessário para obter a certificação ITIL Expert. Há um conjunto separado de requisitos para qualificação do ITIL Master; candidatos já devem ser certificados ITIL Expert antes que possam atingir o status de Mestre ITIL.

Existem seis níveis de qualificações dentro do esquema de certificação ITIL v3 que incluem o seguinte:

  • ITIL Foundation, que classifica os candidatos com 2 créditos, consiste em 40 perguntas de múltipla escolha. Nenhum pré-requisito é necessário para fazer este exame. Ele lida com os principais elementos, conceitos e terminologia associados ao gerenciamento do ciclo de vida do serviço ITIL.
  • ITIL Practitioner foi adicionado em julho de 2016 e recebe candidatos com 3 créditos para a certificação ITIL Expert. É considerado o próximo passo após o ITIL Foundation, que é um pré-requisito. Um ITIL Practitioner será capaz de explicar como usar a estrutura de ITIL para apoiar os objetivos de negócios e se concentra em gerenciamento de mudança organizacional, comunicação, medição e métricas.
  • ITIL Intermediate Level, que classifica um candidato com 15 ou 16 créditos, está aberto para aqueles que já passaram no exame da ITIL Foundation e concluíram um curso de treinamento credenciado. O nível intermediário inclui dois caminhos: Ciclo de Vida de Serviço, com cinco exames (Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada); e Capacidade de Serviço, com quatro exames (Proteção e Otimização de Planejamento, Controle de Liberação e Validação, Suporte Operacional e Análise, e Ofertas e Acordos de Serviço).
  • ITIL Managing Across the Lifecycle (MALC), que classifica o candidato com 5 créditos, exige que ele seja aprovado no exame da ITIL Foundation, além de 15 créditos adicionais ao passar nos exames ITIL Intermediate, concedendo a eles um mínimo de 17 créditos neste exame. Este é também o exame de entrada para alcançar o nível de especialista ITIL.
  • ITIL Expert Level exige que o candidato tenha acumulado 22 créditos obtidos ao passar nos exames ITIL Foundation, Intermediate Level e MALC.
  • ITIL Master Qualification requer que o candidato já seja qualificado para o nível ITIL Expert. Para alcançar a Qualificação Mestre ITIL, os candidatos devem “explicar e justificar como eles selecionaram e aplicaram individualmente uma gama de conhecimentos, princípios, métodos e técnicas da ITIL e suporte a técnicas de gerenciamento, para alcançar os resultados desejados em uma ou mais atribuições práticas”.

Quando um candidato conclui um determinado nível do exame ITIL, ele recebe a certificação e os créditos atribuídos. Cada nível de certificação tem seus próprios requisitos, todos os quais incluem o ganho de um número específico de créditos.

4 caminhos de certificação ITIL

O esquema de certificação da ITIL 4 é semelhante ao esquema de certificação da ITIL 3, mas foi simplificado para oferecer dois caminhos de designação principais com sete módulos totais entre as duas certificações. Você irá progredir do nível Foundation para os caminhos de Managing Professional (MP) ou Strategic Leader (SL). Você pode parar em qualquer um dos caminhos ou, se optar por completar os dois, terá direito a receber a designação de Mestre ITIL.

ITIL Foundation

Não importa qual caminho de certificação você se envolva, primeiro você precisará passar pelo módulo ITIL Foundation. Este exame introdutório abrange os principais conceitos e princípios do ITIL 4. Como uma certificação de nível básico, ele foi projetado para ensinar aos novatos os fundamentos do ITIL 4 e certificar que até profissionais experientes tenham o conhecimento básico para passar para certificações mais avançadas.

O curso ITIL Foundation acontece em uma sala de aula durante dois dias e meio. No final do curso, você fará um exame com 40 perguntas de múltipla escolha. O exame dura 60 minutos e você precisará de 26 respostas corretas para passar. Os cursos são oferecidos por meio de organizações de treinamento credenciadas. Alternativamente, você também pode optar por estudar por conta própria usando exames práticos e outros materiais de estudo da Axelos ou de terceiros.

O exame da ITIL 4 Foundation foi o primeiro a ser lançado em 28 de fevereiro, enquanto o resto dos exames deve ser lançado no segundo semestre de 2019. A Axelos recomenda continuar o trajeto de certificação ITIL v3, pois os créditos serão transferidos para o módulo de transição ITIL 4 esquema de certificação.

ITIL Managing Professional (MP)

A certificação ITIL MP é para profissionais de TI que trabalham com equipes de tecnologia e digitais em toda a organização. Abrange o conhecimento necessário para executar projetos de TI, equipes e fluxos de trabalho usando habilidades práticas e técnicas. Para concluir a certificação do ITIL MP, você precisará passar por uma série de módulos de exame:

• ITIL Specialist Create Deliver & Support
• ITIL Specialist Drive Stakeholder Value
• ITIL Specialist High Velocity IT
• ITIL Strategist Direct Plan & Improve

ITIL Strategic Leader (SL)

A certificação SL ITIL é para todos os serviços habilitados digitalmente na organização, não apenas para as operações de TI. Esta certificação se concentra em como a TI influencia e informa a estratégia de negócios. Para ganhar sua certificação ITIL SL, você precisará passar por dois módulos de exame:

• ITIL Strategist Direct Plan & Improve
• ITIL Leader Digital & IT Strategy

ITIL Master

Se você concluir todos os módulos necessários para os cursos de certificação MP e SL, você se qualificará para a designação do ITIL Master. Para se tornar um mestre ITIL, você ainda precisará passar por uma avaliação, que exige que você “explique e justifique como você pessoalmente selecionou e aplicou uma gama de conhecimentos, princípios, métodos e técnicas do ITIL Framework e técnicas de gerenciamento de apoio, para alcançar resultados comerciais desejados em uma ou mais tarefas práticas”, de acordo com Axelos.

A designação de mestre da ITIL requer uma sólida experiência em ITSM e extensa experiência prática trabalhando com ITIL, mas não há curso de treinamento ou programa fixo para essa designação. Você será testado em uma situação de sua escolha, portanto, o material será pessoal para sua experiência. Estes são os únicos detalhes atualmente disponíveis sobre a designação do ITIL Master, mas mais informações serão divulgadas no final de 2019, de acordo com a empresa.

Compatibilidade de certificação ITIL 3

Enquanto a certificação de fundamentos da ITIL 4 já foi lançada, os módulos e designações avançadas não devem ser lançados até o final de 2019; o ITIL Master está pronto para ser lançado em 2020. O ITIL 4 é compatível com o ITIL 3 e, se você atualmente trabalha com certificações v3, a Axelos recomenda continuar o caminho para o ITIL Expert.
Os cursos incluídos no esquema de certificação da ITIL 3 receberam um valor de crédito com base em seu nível de conteúdo ITIL, portanto, eles permanecerão valiosos para a sua educação profissional ITIL. Se você está no meio de uma certificação v3 ou ainda tem cursos para obter a certificação de especialista, você deve permanecer no caminho certo, em vez de aguardar o lançamento das certificações da ITIL 4.

Aqueles com 17 ou mais créditos, ou candidatos que obtiveram a certificação de especialista ITIL no ITIL 3, serão elegíveis para o módulo de transição do ITIL 4. Este módulo foi desenvolvido para acelerar rapidamente as mudanças para a nova versão e colocá-lo no caminho para ganhar a designação de ITIL Managing Professional (MP) atualizada.

Se você quiser saber mais sobre como suas certificações ITIL 3 serão transferidas para o esquema de certificação ITIL 4 atualizado, a Axelos oferece rotas recomendadas para candidatos nessa posição.

Treinamento de certificação ITIL

Você pode se preparar para a sua certificação ITIL 4 de algumas maneiras diferentes, dependendo de quão bem você conhece o material. Se você estiver familiarizado com o ITIL 4 e se sentir confortável em estudar por conta própria para o exame, poderá fazer o download dos materiais de estudo e praticar os exames no site da Axelos. As organizações também podem optar por ter treinadores ITIL, que treinam pessoas na organização para que obtenham certificação interna.

Se você é novo no ITIL ou deseja se atualizar antes de fazer o exame, pode optar por um provedor de treinamento credenciado, que pode ser encontrado no site da Axelos. Várias empresas oferecem treinamento e cursos presencial e on-line. Empresas que oferecem aprendizado individualizado, curso on-line, aulas híbridas e trajetórias de aprendizado flexíveis incluem:

• Global Knowledge
• SimpliLearn
• Beyond20
• Good E-Learning
• ITSM Academy
• Pink Elephant
• LearningTree

Salário de certificação ITIL

A certificação ITIL 4 pode ajudar a aumentar seu salário, aumentando o valor que você pode ganhar em várias posições. Em média, os trabalhadores de TI – ou aqueles em posições relevantes usando o ITIL 4 – ganham um salário médio anual de US$ 93 mil, de acordo com dados da PayScale.

O PayScale também oferece dados sobre como uma certificação ITIL 4 pode aumentar o salário em várias posições específicas de TI.

Custo de certificação ITIL

As taxas de registro para os exames de certificação ITIL 3 e ITIL 4 variam de acordo com a localização, cerca de US$ 150 a US$ 500. Embora você possa estudar por conta própria para os exames ITIL, o curso é altamente recomendável, e as taxas para aulas, sejam concluídas on-line ou em sala de aula, variam de acordo com o local e o instituto. O treinamento pode variar de US$ 500 para um curso on-line e mais de US$ 1 mil para instrução intensiva em sala de aula, além de poder ou não incluir taxas de inscrição para exames.

Recursos ITIL

Juntamente com o ITIL 4, a Axelos lançou o My ITIL – um recurso de rede on-line que conecta candidatos a publicações, ferramentas, modelos e insights de líderes do setor. A assinatura de um ano do My ITIL está incluída no exame do ITIL Foundattion e lhe dará acesso a recursos e conteúdo relevantes para seu treinamento em ITIL.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.