Grupo Stoller adquire participação de agtech Cromai

Especialista no desenvolvimento de soluções de IA para o campo, Cromai projeta crescimento acelerado com parceria

Author Photo
8:34 pm - 10 de maio de 2021
Cromai

O Grupo Stoller, especialista em nutrição e fisiologia vegetal, adquiriu parte da startup Cromai, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (10). A agtech é especialista em soluções de inteligência artificial para o campo. O valor da negociação não foi divulgado.

Com rápido crescimento, especialmente na cultura de cana-de-açúcar, a Cromai conquistou dez usinas como clientes nos últimos três anos. Agora, em parceria com a Stoller, a meta é atingir 40 usinas nos próximos dois anos.

“A participação societária na Cromai é um passo importante para oferecer ao agricultor serviços digitais que o ajudem a fazer a gestão de sua propriedade de forma mais assertiva”, comenta Rodrigo Ferreira de Oliveira, vice-presidente Mercosul, Ásia, Oceania do Grupo Stoller.

Leia mais: Recorde de startups indica transformação digital acelerada no agronegócio

A duas empresas atuam em conjunto no desenvolvimento da inteligência artificial aplicada ao campo há três safras. Os algoritmos são treinados a partir de milhões de imagens de plantas com metodologias proprietárias da Cromai. O objetivo é disponibilizar essa inteligência aos produtores de café no próximo ano, e aos produtores cana-de-açúcar e grandes culturas (soja, milho e algodão) em 2023.

Guilherme Barros Castro, cofundador e CEO da Cromai, avalia a nova etapa como uma oportunidade de expansão da digitalização do manejo agronômico. “O momento é promissor e uma parceria desse porte nos possibilita levar, a mais produtores, essa inovação de alto nível tecnológico com resultados transformadores”.

Já Stella Cato, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Stoller do Brasil, acrescenta que o acordo viabiliza um monitoramento preciso do funcionamento das plantas e suas interações com o ambiente. Apoiados pela IA, agricultores poderão adotar manejos mais assertivos sob o ponto de vista da fisiologia da planta, afirma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.