Grupo Pão de Açúcar usa software para padronizar cartazes

Só na Black Friday, solução da Pricefy foi utilizada para criar 200 mil peças de comunicação nos cerca de 750 PDVs de lojas Extra e Pão de Açúcar

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3:07 pm - 06 de fevereiro de 2019
Pão de Açúcar / Fernando Moraer/Divulgação Pão de Açúcar / Fernando Moraer/Divulgação

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlador de redes como Extra e Pão de Açúcar, adotou o software da startup Pricefy para padronizar os cartazes internos de promoção e informações aos clientes.

A parceira foi iniciada em 2018, sendo o grande marco durante a Black Friday, em novembro, quando o software foi utilizado para criar 200 mil cartazes com produtos em promoção.

A ferramenta da Pricefy é integrada aos sistemas do grupo e permite criar cartazes de promoções a partir de templates predefinidos – um modelo que aumenta a produtividade das lojas, fornece indicadores para as áreas envolvidas e reduz custos ao longo do processo de comunicação de preços e ofertas. Antes, cada um dos cerca de 750 PDVs contava com um único cartazista responsável por todos os anúncios feitos na unidade. Para efeito de comparação, a plataforma tem hoje sete mil usuários dentro da empresa.

George Bratti, gerente de excelência operacional do GPA, explica que eram duas necessidades. “A primeira era padronizar os cartazes. Por mais que tivéssemos diretrizes, a peça final ficava por conta do cartazista e podia variar de loja para loja”, disse.

O segundo motivo, segundo o executivo, era aumentar a produtividade de anúncios das ofertas. Com apenas uma pessoa por PDV com essa responsabilidade, na prática havia um limite de quantas sinalizações poderiam ser feitas num único dia. Como o Pricefy permite que qualquer funcionário crie um cartaz rapidamente, esse problema foi superado.

Além da melhora na produção, Bratti conta que houve uma redução na divergência de preços – quando o valor anunciado difere do anotado no sistema -, assim como em erros de português.

A implementação da plataforma começou em fevereiro de 2018 e o rollout final aconteceu seis meses depois, para todas as lojas das redes Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra.

“Um fator-chave para o sucesso foi a receptividade dentro das lojas. Tivemos uma ótima adesão dos gestores, que encontram uma ferramenta eficiente para melhorar a comunicação das ofertas e aumentar a satisfação dos clientes”, completou Bratti.

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