Grupo JMalucelli consolida infraestrutura e garante disponibilidade total

Author Photo
9:11 am - 01 de abril de 2015
Grupo JMalucelli consolida infraestrutura e garante disponibilidade total
Consolidar a infraestrutura de diferentes empresas que atendem a segmentos distintos tornou-se um imenso desafio para a área de TI do Grupo JMalucelli, que atua em setores como construção, energia, concessões, finanças, seguros, comunicação, entre outros, e emprega diretamente mais de 5 mil pessoas. Para garantir o crescimento do Grupo, que gira em torno de 10% ao ano, a tecnologia tornou-se aliada.  

Com dois sites independentes com storages, servidores e dispositivos de redes diversificados, a companhia identificou a necessidade de consolidar a infraestrutura e contar com uma solução para garantir expansibilidade, redundância e monitoramento do ambiente.

A implementação do projeto durou três anos e envolveu armazenamento e replicação de dados composto por três storages linha HP 3PAR e um pool de virtualização constituído por servidores da linha Blades HP BL460 gen8, distribuído em três enclousures da linha HP C7000. 

As etapas de instalação, configuração e implantação aconteceram em três fases e incluíram testes de alta disponibilidade entre as plantas. Todos os passos foram alinhados entre os CIOs do Grupo. 

O superintendente de TI do Grupo JMalucelli, Oscar Breno Valliatti Filho, conta que foi formado um comitê para estabelecer a melhor forma de executar o projeto. “Esse time reuniu-se semanalmente, submetido e alinhado diretamente à presidência do Grupo até sua conclusão”, afirma o executivo, completando que após a finalização dos trabalhos esse comitê continuou existindo, com uma dinâmica de reuniões mensais, para proporcionar sinergia total entre as áreas de TI.

Ele lembra que a criação desse time foi vital para o sucesso do projeto. “O pouco tempo disponível para execução na etapa final, aliada a dificuldade de conciliação das agendas se constituíram fortes obstáculos, que somente foram superados com sucessivas reuniões para alinhamento do time principal e muito esforço da parte de todos os envolvidos”, relata.

O executivo diz que os benefícios já podem ser observados. A empresa conseguiu consolidar a infraestrutura em um data center principal com a possibilidade de replicação para o segundo site. “Obtivemos padronização, alta disponibilidade, gerenciamento eficaz e maior segurança da informação”, comemora. 

Valliatti Filho diz ainda que foi possível ampliar a capacidade do data center. O volume armazenado anteriormente era de aproximadamente de 120TB de dados. Atualmente, o volume de dados está em 250TB, incremento de capacidade da ordem de 200%. 

Ele afirma que com o aprimoramento da infraestrutura foi possível desenvolver outros projetos para todas as unidades do grupo, como adoção de AntiSpam e plataformas de acesso remoto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.