Grupo Fleury acelera transformação digital na pandemia

CEO do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, contou que em muitos setores, incluindo Saúde, a palavra de ordem passou a ser transformação

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3:55 pm - 24 de setembro de 2020

A pandemia do novo coronavírus fez com que empresas acelerassem suas estratégias de transformação digital. O Grupo Fleury, que conta com mais de 215 unidades em nove estados, já tinha um forte histórico de inovação digital. Mas, assim como grande parte do mercado, também fortaleceu rapidamente suas ações na área.

Em curso on-line promovido para jornalistas nesta quinta-feira (24/9), o CEO do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, contou que em muitos setores a palavra de ordem e questão de sobrevivência passou a ser transformação digital. “Na Saúde não pensávamos tanto em celular. O jeito de consumir e relacionar com saúde, mudou. Com a pandemia, vimos o crescimento exponencial da telemedicina, que já existia, mas tinha barreiras regulamentares”, exemplificou ele.

Uma das ferramentas que o Grupo Fleury lançou mão durante esse período crítico, com o objetivo de ajudar a população, foi o “Cuidar Digital”. Trata-se de uma plataforma de telemedicina que possibilita consultas on-line entre médicos e pacientes de todo País.

O interessante da ferramenta é que não há necessidade de o médico ter vínculo com o Grupo Fleury ou compromisso de indicar os serviços de medicina diagnóstica da empresa. Os honorários são cobrados pelo médico diretamente do paciente, sem intermediação da plataforma, que foi colocada à disposição da comunidade médica gratuitamente neste momento. Um sereviço, de fato, para a sociedade que ficará como legado.

“Durante a pandemia, garantimos que um ativo digital que já estávamos desenvolvendo há algum tempo, passasse a ser gratuito para os médicos para levar o consultório para dentro de casa”, comentou Marinelli.

O executivo também citou que o atendimento domiciliar saltou durante o período e chegou a crescer 70%. O Grupo passou a oferecer aos seus clientes exames de imagem em casa. Além disso, o Fleury criou o drive thru para teste molecular do tipo RT-PCR para diagnóstico da Covid-19. Desenvolveu ainda um marketplace, o Saúde ID, para integrar produtos e serviços de saúde, garantindo mais qualidade e eficiência a toda a jornada do paciente. “Estamos construindo tudo isso por conta dos nossos 94 anos de história”, reforçou ele.

Apesar de ser uma empresa quase centenária, o Grupo Fleury, revelou Marinelli, adotou uma postura de startup “para que tudo isso pudesse acontecer de forma eficiente”.

Banco de dados de Covid-19

Gustavo Meirelles, gestor médico do Grupo Fleury, contou no encontro virtual que o grupo também passou a integrar o RadVid19, projeto que reúne dados sobre casos de todo o Brasil, enviados por radiologistas, usando imagens de radiografia e tomografia da região do tórax em busca de padrões. “Já são mais de 30 mil exames na plataforma enviados pelo Grupo Fleury de forma anonimizada”, disse, reforçando que a ideia é que essa seja um banco de dados perene que poderá, inclusive, avaliar doenças futuras.

Usando inteligência artificial, a plataforma avalia casos em segundo e avisa radiologistas sobre uma suspeita de contaminação ou oferecendo um pré-laudo ao paciente.

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