Grupo de trabalho do MCTIC vai elaborar Estratégia Digital Brasileira

Author Photo
7:40 pm - 21 de fevereiro de 2017

Foi publicada nesta segunda-feira (20/2), no Diário Oficial da União, uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que cria um grupo de trabalho interministerial para elaborar a Estratégia Digital Brasileira, com as prioridades do País na chamada economia digital. As ações envolvem a informatização da produção, da comercialização e do consumo de bens e serviços a partir do ambiente digital.

O GT terá 60 dias – prorrogáveis pelo mesmo tempo – para definir as bases do plano. Ao fim desse período, a proposta será submetida a consulta pública e, posteriormente, enviada à Presidência da República. A reunião inaugural do grupo deve acontecer na primeira quinzena de março.

Segundo a diretora do Departamento de Políticas e Programas Setoriais em Tecnologia da Informação e Comunicações, Miriam Wimmer, a ideia é construir uma estratégia comum na esfera digital. “Além dos órgãos governamentais, também buscaremos incluir públicos estratégicos, como a comunidade científica, a sociedade civil e o setor produtivo”, completou.

As diretrizes apontadas pelo grupo de trabalho servirão para impulsionar a economia digital no País. Desde 2012, o país perdeu 33 posições no ranking global de competitividade elaborado pelo Fórum Econômico Mundial – atualmente, o Brasil é o 81º entre 138 nações analisadas. Segundo Miriam Wimmer, a Estratégia Digital Brasileira poderá servir como propulsor para melhorar os indicadores nacionais e estimular o desenvolvimento econômico.

O GT contará com dez representantes, sendo dois deles do MCTIC: o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, que também é o coordenador da equipe, e a diretora Miriam Wimmer. Também haverá representantes dos ministérios da Justiça e Cidadania; da Defesa; das Relações Exteriores; da Cultura; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.