Notícias

Granado avança projeto de indústria 4.0 para dobrar produção até 2030

A fabricante de cosméticos Granado está apostando na indústria 4.0 para dobrar a sua produção até 2030. A empresa automatizou a gestão da sua unidade fabril, situada em Japeri, na Baixada Fluminense (RJ) e recentemente investiu na contratação de um software de gerenciamento de operações com foco em ganho de produtividade fabril, fornecido pela Cogtive, com ênfase no setor de manufatura.

Rodrigo Monteiro, diretor industrial da companhia, é quem lidera o processo de implementação do projeto 4.0.

“Desde sua inauguração, em 2014, a fábrica tem apresentado um crescimento impressionante, com um aumento de volume de mais de 10% ao ano e aproximadamente 1 mil funcionários trabalhando em quatro turnos no nosso parque fabril”, ressalta Monteiro. A automação da gestão fabril é apontada pelo executivo como imprescindível para impulsionar a expansão.

IT Forum Series: os desafios da IA

Monteiro explica que a solução da Cogtive consegue identificar gargalos e reduzir o tempo necessário para concluir a produção de um lote e proporciona indicadores precisos sobre o desempenho dos equipamentos e oferece uma visualização clara do fluxo de produção.

“Ao aplicar essa tecnologia, a Granado espera impulsionar sua produtividade e agilizar a tomada de decisões em todas as etapas do chão de fábrica, desde os gerentes de produção até a equipe de manutenção e setup”, acrescenta Monteiro.

Especialista em indústria 4.0 para o setor de manufatura, o CEO da Cogtive, Reginaldo Ribeiro, considera que o investimento da Granado representa uma ação concreta rumo à indústria 4.0 propriamente dita.

“É uma estratégia extremamente relevante, uma vez que o segmento de cosméticos apresenta um ambiente de manufatura dinâmico e desafiador, com constantes lançamentos de novos produtos e embalagens complexas”, avalia Ribeiro.

Ribeiro também destaca o potencial da indústria 4.0 para atingir as metas de sustentabilidade da Granado. “Ao abraçar a transformação digital e se posicionar como uma marca verdadeiramente 4.0, a Granado demonstra o compromisso da empresa em se destacar e liderar a indústria, reduzir custos e o impacto ambiental, gerando menos resíduos e diminuindo o gasto energético”, conclui o CEO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Participe! Inscrições para o Prêmio Executivo de TI do Ano 2024 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano de 2024!…

29 minutos ago

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

59 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

16 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

17 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

19 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

20 horas ago