Grafeno anuncia Felipe Moreno, ex-Citigroup, como CEO

Executivo possui passagens pelo Itaú Unibanco e foi sócio-fundador e diretor executivo do banco Voiter

Author Photo
8:23 pm - 08 de abril de 2022

A fintech Grafeno, plataforma para credores não bancários, anunciou a contratação de Felipe Moreno como novo CEO e sócio. Moreno possui mais de 20 anos no mercado financeiro, tendo atuado como chefe regional de vendas Latam no Citigroup, superintendente de relacionamento com o cliente no Itaú Unibanco e, mais recentemente, como sócio fundador e diretor executivo do banco Voiter.

“A Grafeno já nasceu grande e a minha missão é ajudar a empresa a atingir o seu máximo potencial de crescimento. Transacionamos cerca de 36 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2022, somente na área de pagamentos, e há muitas possibilidades de novos negócios dentro do nosso segmento, especialmente com o open banking e a desburocratização do mercado de capitais, que favorece também o surgimento das fintechs”, comentou Moreno.

A Grafeno possui uma trajetória recente. Foi fundada há três anos com o objetivo de atender agentes não-bancários que emprestam dinheiro. O foco prioritário da fintech é simplificar a jornada transacional entre credores e PMEs, desde a conta digital empresarial com automação de cobrancas até uma plataforma bancária Fintech as a Service (FaaS), na modalidade white label. A plataforma habilita uma infraestrutura de conta, cobrança e crédito com a marca da empresa que oferece o crédito.

Leia mais: Seguros Unimed promove Wilson Leal à diretoria de tecnologia e inovação

Segundo dados divulgados pela empresa, a Grafeno atende hoje mais de 3.800 companhias e 300 credores – entre gestoras de investimentos, fintechs, FIDCs, securitizadoras, agentes autônomos de investimento e financeiras.

A empresa busca lançar a SPC Grafeno, uma joint-venture com o Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC) e primeira startup incubada dentro da sua estrutura, ainda sob homologação pelo Banco Central.

Segundo a Grafeno, a nova empresa será uma registradora de ativos financeiros (IMF), que estará conectada à maior base de dados de empresas do Brasil, tornando a plataforma da Grafeno mais integrada e verticalizada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.