Notícias

GPTW Mulher: conheça as melhores empresas para mulheres no Brasil

Embora a participação das mulheres no ambiente corporativo tenha avançado nos últimos anos, ainda há um longo caminho a ser percorrido na busca pela equidade de gêneros no mercado de trabalho, especialmente nos cargos de liderança. É o que revela a pesquisa realizada pela Great Place to Work Brasil. 

A consultoria global divulgou os resultados da 5ª edição do Ranking das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil, que reúne trinta e cinco empresas de grande porte e outras trinta e cinco de médio porte que se destacaram entre as 641 organizações inscritas e avaliadas. Segundo a GPTW,  esse número representa 741.665 funcionários em todo o país.

Leia também: Estudo: Diversidade é diferencial de compra para quase 90% das empresas

Nas 70 empresas selecionadas, a média é de 52% funcionários do gênero feminino e 48% do gênero masculino, proporção mais equilibrada do que a registrada em 2017, em que a proporção de homens (62%) era maior do que a de mulheres (38%).

Ainda no comparativo com os resultados de 2017, o número de mulheres na alta liderança se mantém em 26%. No campo “outras lideranças”, isto é, posições que correspondem a cargos de média gestão, o protagonismo feminino caiu de 49% para 44%, enquanto o número de CEOs mulheres caiu de 17% para 13%. Já a porcentagem de mulheres nos conselhos de administração, na comparação com 2019 e 2021, caiu de 30% para 28%. 

Leia também: Brasil tem menor participação de mulheres na liderança da TI da região

O ranking da GPTW também aponta os fatores de permanência nas empresas, de acordo com as participantes: oportunidade de crescimento e desenvolvimento (48%), equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (19%), remuneração e benefícios oferecidos pela empresa (16%), alinhamento dos valores pessoais com os valores da organização (15%) e o fato de saberem que só serão demitidas em último caso (2%).

Mulheres ainda têm salários menores que os homens

Na comparação da remuneração entre gêneros nos cargos de alta liderança, o estudo mais recente mostra que as mulheres recebem, em média, 15,79% a menos que os homens, contra a diferença salarial de 20,22% identificada no ano de 2017. Em outros níveis de liderança, o percentual se manteve estável no comparativo entre os dois anos. 

“A cada ano, percebemos um tímido avanço na ascensão da mulher no ambiente de trabalho. Tímido, porém, poderoso quando tratamos de equidade de gênero no mundo corporativo”, conta Daniela Diniz, Diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do GPTW. A executiva comenta, todavia, que a pandemia impactou negativamente a tendência de avanços percebida nos últimos anos, com a diminuição do número de mulheres na força de trabalho. 

Leia também: Pesquisa Catho: mulheres na tecnologia são apenas 19%

Daniela cita dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ao indicar que a ocupação feminina nos países da América Latina caiu 12% em 2020. “Portanto, identificar e reconhecer as empresas que seguem firmes no propósito de promover a igualdade de gênero e estimular a presença e ascensão de mulheres é mais do que um ato simbólico, é uma forma de alertar a sociedade de que não podemos parar”, conclui a diretora.

De acordo com a pesquisa da Great Place to Work Brasil, essas são as 10 primeiras empresas do ranking em cada categoria:

Empresas de grande porte:

  1. Mercado Livre
  2. Dell
  3. Johnson & Johnson
  4. Banco Santander (Brasil) S.A.
  5. Banco Bradesco S.A.
  6. Baxter Hospitalar
  7. Magazine Luiza
  8. Accenture do Brasil
  9. Cognizant Brasil
  10. Itaú Unibanco

Empresas de médio porte:

  1. Bristol Myers Squibb
  2. Stryker Do Brasil
  3. Resultados Digitais
  4. Renaissance São Paulo Hotel
  5. Mastercard
  6. LEVVO
  7. GNA – Gás Natural Açu
  8. Zurich Santander Seguros e Previdência
  9. Thoughtworks
  10. Farmarcas

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

12 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

14 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

16 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

17 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

17 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

18 horas ago