GPTW: melhores empresas para as pessoas e para os negócios

Author Photo
5:04 pm - 09 de março de 2015
GPTW: melhores empresas para as pessoas e para os negócios
Como uma empresa pode crescer de forma estável e sustentável?  Hoje, muitas organizações têm apostado na valorização da gestão de pessoas e na geração de excelentes ambientes de trabalho, não só para proporcionar uma qualidade de vida melhor para seus funcionários, mas também com a convicção de que isso faz bem para os resultados nos negócios. 

Encontramos essa diretriz em organizações de diferentes setores, tamanhos e regiões. Mas, sem dúvida, um dos setores de atividade de destaque por seus ambientes diferenciados de trabalho é o de tecnologia da informação. Prova disso é a forte representatividade dessas empresas nas listas de Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place to Work®.

Na lista GPTW-América Latina 2014, ao lado das empresas de produção e manufatura, foi o terceiro entre os segmentos mais premiados. Foi também o terceiro mais premiado na lista GPTW-EUA 2014. No Brasil, além de ser o segundo na lista nacional, essas companhias contam com uma lista específica para o setor e, não por coincidência, a lista GPTW-Tecnologia da Informação é a segunda maior lista do País, com cem empresas reconhecidas.

Por terem um ambiente diferenciado, essas empresas apresentam as seguintes características:

• São mais rentáveis: Microsoft, Oracle, IBM, SAP, Symantec, destacadas pelo instituto de pesquisas Gartner como as empresas de software mais rentáveis do mundo fazem parte das listas Great Place to Work® do Brasil e de outras regiões.

• Estão com faturamento em alta: em um período de incertezas econômicas, pessimismo e baixo crescimento do PIB, as empresas premiadas na lista GPTW-Tecnologia da Informação 2014 conseguiram crescimento de 6% no faturamento no período 2012-2013.

• E com rotatividade em baixa: as premiadas na lista do setor também apresentam baixa rotatividade de funcionário. As demissões a pedido do trabalhador, por exemplo, representaram apenas 16,1% do total de funcionários do período. No Brasil, a rotatividade voluntária fica em torno de 25%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As empresas do setor de tecnologia da informação são um ótimo exemplo de como a valorização das pessoas e a construção de excelentes ambientes de trabalho são imprescindíveis, não só para e geração de mais qualidade de vida, como também para o próprio sucesso da organização num mercado cada vez mais competitivo. 

O que você está esperando para inscrever sua empresa no processo das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW-Tecnologia da Informação 2015? Mostre que sua empresa também faz parte dessa lista de vencedoras. Ainda dá tempo! As inscrições estão abertas até 15 de março. Acesse o formulário e boa sorte!

*Bruno Mendonça é gerente da área de Conteúdo do Great Place to Work® Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.