Governo quer fábrica da Tesla no Brasil

Ministro Marcos Pontes e o deputado federal Eduardo Bolsonaro realizaram reunião com membro na empresa na quinta-feira

Author Photo
9:00 am - 21 de fevereiro de 2020

O governo brasileiro está com planos para atrair ao Brasil uma planta da Tesla, companhia criada pelo empresário Elon Musk e famosa pela produção de carros elétricos. Além de uma fábrica central na Califórnia, a empresa tem uma unidade já em funcionamento na China e outra em planejamento na Alemanha. 

A notícia foi divulgada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, que já foi cotado para assumir a embaixada brasileira nos EUA, nesta última quinta-feira (21). Em seu perfil no Twitter, o deputado publicou uma reunião junto com Marcos Pontes, Ministro da Ciência e Tecnologia, e William Popp (também conhecido como Bill Popp), diplomata americano que atua no Brasil como Encarregado interino de Negócios. 

A reunião acontece após o ministro Pontes, em conjunto com o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) e Claiton Pacheco, diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), terem se reunido anteriormente para o desenvolvimento de um plano inicial para contatar representantes da Tesla. O encontro de agora é um passo bastante inicial para averiguar a possibilidade. 

De acordo com comunicado enviado anteriormente por Freitas, as próximas ações consistem na visita de uma comitiva brasileira à sede da Tesla nos Estados Unidos, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para apresentar o projeto de instalação da montadora. 

Apesar de já ser reconhecidamente um pólo industrial para a indústria automotiva, o Brasil ainda está em fase bastante inicial quando se fala em aquisições de veículos híbridos e elétricos. De acordo com dados da Anfavea, foram vendidas 11,8 mil unidades de carros desses modelos durante 2019.  

Porém, com o aumento do apelo por esse tipo de veículo, é possível que o país comece a investir mais no fomento da produção, que seria significativamente impulsionada com uma possível presença da fabricante no país. 

*Com informações da Reuters 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.