Notícias

Governo aposta em inteligência artificial para transformação digital

Na segunda-feira, 4, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou a criação de oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil. Quatro deles estarão voltados a políticas de Internet das Coisas. O anúncio foi feito na 5ª Semana de Inovação, em Brasília.

Apesar de não ter citado nenhum prazo para a implementação, Pontes afirma que os laboratórios trabalharão em rede com iniciativas que já existem em todo o país. A ideia é que eles façam o gerenciamento e criação, além do trabalho em rede, para desenvolver soluções de IA.

Por outro lado, o ministro afirmou que um dos labs será voltado para segurança cibernética “em conjunto com o Exército Brasileiro”. Os outros serão divididos em inteligência artificial aplicada.

Os quatro laboratórios que estarão ligados a IoT também preveem a instituição de quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 e saúde 4.0.

“Desde que chegamos ao governo, esta foi uma das prioridades para melhorar a capacidade do país em inteligência artificial”, disse o ministro.

Pontes também informou que um dos laboratórios “será ligado à inteligência artificial aplicada à administração pública”.

Como destaca, a capacidade humana “de criar ferramentas para resolver problemas e melhorar a qualidade de vida” foi um dos pontos que levou o governo a anunciar os oito laboratórios.

“Criamos coisas magníficas, passamos por várias transformações – máquinas, motores, eletricidade, eletrônica, computadores, aviões – e chegamos a um ponto agora que é muito especial, que é a transformação digital”, disse.

A ideia, então, é utilizar ferramentas que já temos para “criar outras ferramentas que nos ajudam a planejar e a trabalhar em equipe”, completou.

À Agência Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) detalhes como localização, temática, investimentos e parceiros dos centros ainda não estão definidos; quando forem, serão formalizados em um edital.

Fonte: Agência Brasil.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

18 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

19 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

20 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

21 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

23 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago