Governo aposta em inteligência artificial para transformação digital

A ideia, então, é utilizar ferramentas que já temos para "criar outras ferramentas que nos ajudam a planejar e a trabalhar em equipe"

Author Photo
5:21 pm - 05 de novembro de 2019

Na segunda-feira, 4, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou a criação de oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil. Quatro deles estarão voltados a políticas de Internet das Coisas. O anúncio foi feito na 5ª Semana de Inovação, em Brasília.

Apesar de não ter citado nenhum prazo para a implementação, Pontes afirma que os laboratórios trabalharão em rede com iniciativas que já existem em todo o país. A ideia é que eles façam o gerenciamento e criação, além do trabalho em rede, para desenvolver soluções de IA.

Por outro lado, o ministro afirmou que um dos labs será voltado para segurança cibernética “em conjunto com o Exército Brasileiro”. Os outros serão divididos em inteligência artificial aplicada.

Os quatro laboratórios que estarão ligados a IoT também preveem a instituição de quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 e saúde 4.0.

“Desde que chegamos ao governo, esta foi uma das prioridades para melhorar a capacidade do país em inteligência artificial”, disse o ministro.

Pontes também informou que um dos laboratórios “será ligado à inteligência artificial aplicada à administração pública”.

Como destaca, a capacidade humana “de criar ferramentas para resolver problemas e melhorar a qualidade de vida” foi um dos pontos que levou o governo a anunciar os oito laboratórios.

“Criamos coisas magníficas, passamos por várias transformações – máquinas, motores, eletricidade, eletrônica, computadores, aviões – e chegamos a um ponto agora que é muito especial, que é a transformação digital”, disse.

A ideia, então, é utilizar ferramentas que já temos para “criar outras ferramentas que nos ajudam a planejar e a trabalhar em equipe”, completou.

À Agência Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) detalhes como localização, temática, investimentos e parceiros dos centros ainda não estão definidos; quando forem, serão formalizados em um edital.

Fonte: Agência Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.