Gov.br alcança 145 milhões de usuários, quase 70% da população brasileira

Plataforma de serviços digitais do governo federal comemorou marca de 40 milhões de contas ouro

Author Photo
8:02 pm - 05 de abril de 2023
gov.br, governo federal, tendências Imagem: Shutterstock

O Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal, atingiu mais de 145 milhões de usuários, quase 70% da população brasileira. Desses cadastros, 40 milhões de contas atingiram o status “ouro”, outros 23 milhões de usuários estão registrados como “prata” e 82 milhões com o status “bronze”.

A conta única Gov.br é uma identificação que comprova a identidade do cidadão na internet. Ela é gratuita e está disponível para todos.

Segundo informações do governo federal, as três diferentes contas refletem a forma como elas são criadas ou autenticadas e diferenciam os tipos de serviços que podem ser acessados e de transações que podem ser efetuadas. Na prática, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta.

O nível bronze, por exemplo, é criado a partir de cadastro via formulário on-line e validação de dados na Receita ou INSS. Já o usuário prata pode ser obtido por meio de uma autenticação via internet banking, ou por validação facial na base de condutores de veículos. E o nível ouro é adquirido com o uso de certificado digital ou pela validação facial realizada a partir das bases da Identificação Civil Nacional (ICN) ou da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

“O Gov.br é a porta de entrada para os serviços digitais do governo federal. Atingir um número tão grande de contas qualificadas significa mais credibilidade para o sistema, permitindo que mais pessoas possam consumir serviços críticos que requerem maior segurança na identificação do usuário”, explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

A plataforma também tem batido recorde de acessos. Nos primeiros três meses de 2023, o Gov.br registrou 813 milhões de acessos. Em 7 de março, primeiro dia da funcionalidade de resgate de valores “esquecidos” em bancos (Sistema Valores a Receber do Banco Central), a plataforma bateu seu recorde de acessos diários: 36 milhões. Nessa data, mais de 1,9 milhões de cidadãos resgataram cerca de 100 milhões de reais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.