Google Workspace ganha novos recursos de colaboração e interconexão

Docs, Sheets e Slides terão chamadas de vídeo embedadas, atalhos simplificados e mais recursos para edição de texto

Author Photo
6:21 pm - 18 de maio de 2021
Reprodução

O Google anunciou nesta terça-feira (18), durante o Google I/O, uma série de novos recursos para sua suite de produtividade Workspace, focados em uma experiência ainda mais colaborativa através do Smart Canvas.

Os recursos de interação utilizam recursos chamados de smart chips, “pop-ups” que podem ser inseridos no Google Docs e conectam documentos a outros produtos da empresa, tornando objetos virtuais mais dinâmicos.

Os smart chips podem ser inseridos em textos através de um “@”. Assim como menções em outras redes sociais, o símbolo permitirá linkar conteúdos adicionais dentro de documentos, incluindo contatos de pessoas ou outros documentos.

O recurso estará disponível no Docs, a partir de hoje, e Sheets, até nos próximos meses. Também haverá uma nova atualização para permitir reações com emojis em documentos, facilitando interações entre membros de um time com estes atalhos.

Ajustes na interface dos serviços de produtividade de Google também foram anunciados. Entre eles estão as páginas sem limites, que promete mais fluidez nos formato de textos em páginas do Docs – com reescalamento automático ajustado de acordo com o formato da tela do navegador.

Novos recursos contextuais para auxiliar na escrita também estão disponíveis. Entre eles estão sugestões de alternativas para linguagem não-inclusiva, linguagem ofensiva ou para textos desnecessariamente complexos.

Por fim, aplicativos do Workspace terão integração para chamadas de vídeo embedadas no documento. Com isso, será possível iniciar uma chamada do Meet diretamente dentro do Docs, Sheets ou Slides, permitindo uma edição colaborativa mais interativa. Compartilhar um documento dentro de uma videochamada também será possível com um único clique.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.