Google vence guerra e continua projeto de biblioteca digital

Author Photo
3:15 pm - 19 de abril de 2016

Depois de mais de dez anos, a guerra entre Google e a Authors Guild, organização que advoga pelos direitos de escritores, chega ao fim. 

Acusada de plágio pela organização por copiar obras de autores no mundo sem permissão, no intuito de compor a sua biblioteca digital Google Books, a gigante de Mountain View ganhou passe livre da Suprema Corte dos Estados Unidos. 
Nesta terça-feira (19/4), a Corte rejeitou a apelação que alegava violação de direitos autorais sob a justificativa de que seu uso “é justo” – o que permite indiretamente que o Google continue com seu trabalho de digitalização das obras. A associação de autores disse que continuará lutando.
O Google já havia obtido vitórias em instâncias menores, como a ocorrida em outubro do ano passado, quando o Tribunal de Apelações do Segundo Circuito Federal em Nova York emitiu veredito de que o projeto, além de não violar a lei de direitos autorais, promovia uma utilização transformadora dos títulos, já que poderiam ser pesquisados no mundo inteiro – o que contribuiria com o conhecimento público.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.