Google traz resumos automatizados para ‘Spaces’ do Workspace

Outras atualizações anunciadas no Google I/O incluem transcrições de videochamadas e integrações de aplicativos de terceiros para o Meet

Author Photo
5:27 pm - 13 de maio de 2022
google workspace

O Google lançou uma série de atualizações para seus aplicativos de produtividade Workspace, com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho de equipes remotas. Entre os recursos anunciados no evento Google I/O da empresa estão resumos de texto gerados automaticamente de conversas de bate-papo para ajudar a manter os membros da equipe na mesma página.

O recurso de resumo foi lançado em fevereiro na ferramenta de processamento de texto do Google Docs, onde é usado para gerar uma visão geral do texto em um documento. A empresa estendeu hoje os resumos aos “Spaces” do Workspace – as salas de bate-papo que permitem conversas e compartilhamento de arquivos para uma finalidade específica, como uma equipe ou projeto específico.

Os resumos no Spaces selecionam e destacam as informações mais importantes de um bate-papo e permitem que os usuários pulem rapidamente para o local correto no histórico do bate-papo.

“Você poderá ver um resumo útil das informações, decisões e ações mais pertinentes de um Space sem ter que ler todas as mensagens perdidas”, disse Drew Rowny, líder de produto do Gmail e do Google Chat, antes do anúncio. “Você pode clicar para ir direto para a parte da conversa que é mais importante para você, para que possa se aprofundar nos detalhes com facilidade, ficar por dentro de tudo e acompanhar rapidamente”.

O recurso deve ser lançado nos próximos meses para clientes do Workspace em inglês que usam as edições Business, Enterprise, Education, Essentials e Frontline.

O Google também planeja trazer transcrições automatizadas para as chamadas do Meet para permitir que os membros da equipe acompanhem as reuniões que perderam. Esse recurso deve ser lançado ainda este ano, disse o Google. O recurso de resumo no Docs e Spaces também será aplicado ao texto de transcrição, embora isso não chegue até 2023.

“A equipe do Google Workspace está fornecendo recursos importantes, que simplificam a comunicação e a colaboração sem atrapalhar, e criando uma narrativa que comunique melhor seus esforços para oferecer, nas palavras do Google, ‘colaboration equity'”, disse Wayne Kurtzman, diretor de Pesquisa no IDC.

Ele disse que as atualizações do Workspace mostram que o Google está focado em simplificar o trabalho, a colaboração e a comunicação para as equipes, ao mesmo tempo em que adiciona recursos que atendem às expectativas dos trabalhadores experientes em tecnologia.

“Isso vale tanto para equipes internas quanto para trabalhar com parceiros, fornecedores e clientes – uma necessidade e expectativa de rápido crescimento ao fazer negócios”, disse Kurtzman.

A tecnologia de IA do Google está sendo aplicada aos aplicativos Workspace de várias maneiras. Para melhorar a qualidade da chamada, os novos recursos de “restauração de retrato” e “luz de retrato” usam machine learning para combater problemas comuns causados por conectividade ruim e pouca luz, enquanto a “desreverberação” cancela automaticamente os ecos que os usuários encontram em determinadas salas ou espaços.

A restauração do Portrait chegará às assinaturas Business Plus e Enterprise Plus ainda este ano; A luz de retrato será oferecida nos próximos meses aos clientes Business Standard, Business Plus e Enterprise Plus. E a desreverberação também estará disponível nos planos Business Plus, Enterprise Standard and Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade.

Um recurso de compartilhamento ao vivo permitirá a interação com diferentes aplicativos durante uma videochamada, como o YouTube e plataformas de terceiros. O Google não forneceu imediatamente um cronograma para quando esses serviços de terceiros estariam disponíveis.

Novos recursos de segurança também estão a caminho. O sistema de alerta de phishing e malware atualmente disponível no Gmail será estendido para proteger outros aplicativos do Workspace, como Docs, Sheets e Slides.

Espera-se que esteja disponível em geral ainda este ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.