Google se move para remodelar Workspace, mas barreiras para a adoção por negócios permanecem

Pacote Workspace da empresa continua a evoluir, mas enfrenta forte concorrência da Microsoft e de outros rivais de produtividade e colaboração

Author Photo
11:30 am - 19 de outubro de 2021
Google Workspace

O Google tem se gabado, ao menos desde junho, de que o Workspace, sua plataforma de produtividade e colaboração, tem 3 bilhões de usuários, destacando a enorme escala de sua base de clientes, em grande parte de consumidores finais. Mas para a adoção de negócios, a empresa ainda enfrenta várias barreiras para brigar pela participação de mercado de seu maior rival, o Office 365 da Microsoft.

As últimas estatísticas de usuários do Workspace atingiram um aumento significativo de 2 bilhões no final de 2019. Embora o Google não tenha oferecido detalhes, a maioria deles são provavelmente usuários do Gmail: o Google Workspace (antigo G Suite) tem quatro opções de assinatura paga e também está disponível gratuitamente, fornecendo acesso a recursos como Gmail, Drive, Docs e Meet sem nenhum custo.

Em março de 2020, havia 6 milhões de clientes pagos, de acordo com as estatísticas mais recentes do Google disponíveis publicamente.

A adoção por empresas – especialmente empresas maiores – está crescendo, mas lentamente, de acordo com analistas, especialmente quando se trata de igualar a escala da líder de mercado Microsoft e seu pacote Office 365.

O Google aumentou sua participação no mercado de software de produtividade para 10,3% em 2020, de acordo com pesquisa do Gartner, pegando cerca de 2% da Microsoft. A Microsoft ainda é a líder absoluta, no entanto, com 89,2%. No geral, o mercado de pacotes de software de produtividade cresceu 18,2% em 2020.

“Nossa análise de participação de mercado mostra que o Google está continuamente crescendo e conquistando participação de mercado, mas a uma taxa ainda mínima: não está afetando muito o que é um espaço dominado pela Microsoft”, disse Michael Woodbridge, diretor de Pesquisa da Equipe de Digital Workplace, Conteúdo e Insights do Gartner.

Outras pesquisas mostram um quadro semelhante. Na pesquisa anual da Okta sobre aplicativos de local de trabalho usados ​​por seus próprios clientes de software de gerenciamento de identidade, o Microsoft 365, que agrupa o Office 365 e o Windows 10, permaneceu como o líder absoluto, com o Workspace em quarto lugar. (A visão da Okta aqui é provavelmente conservadora: como um concorrente do Active Directory da Microsoft, sua base de clientes naturalmente se inclina para os clientes que usam produtos que não são da Microsoft.)

Um relatório recente do CCS Insight sobre o uso de colaboração de aplicativos mostrou que Teams, a ferramenta de colaboração de fluxo de trabalho do Office 365, é a mais amplamente usada (42% dos entrevistados), em comparação com o Google Workspace como um todo (21%). Esse último número representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

google workspace docs
Google Meet sendo usado em um doscumento do Google Docs (Reprodução/Google)

“É um aumento considerável ano a ano”, disse Angela Ashenden, Analista Principal da CCS Insight, citando a adoção do aplicativo de vídeo Meet do Google durante a pandemia como um fator potencial. No entanto, ainda há “algum caminho a percorrer” em termos de adoção corporativa generalizada, disse ela.

Interconexão se torna um tema central

O Google fez várias mudanças significativas no Workspace desde a chegada de Javier Soltero, Gerente Geral da Microsoft no final de 2019, enquanto trabalha para convencer mais empresas a adotar o pacote de software.

A mudança da marca do Workspace do G Suite em 2020 coincidiu com os esforços para remover alguns dos silos entre os aplicativos, com a interconexão emergindo como um tema principal no ano passado. Isso incluiu a capacidade de acessar diferentes aplicativos do Workspace sem alternar entre telas, como iniciar uma videochamada do Meet diretamente no Docs para colaborar com os colegas.

No início deste ano, o Google também apresentou seu conceito Smart Canvas, que divide os elementos de seus aplicativos de produtividade em componentes modulares – como tarefas e enquetes – que podem ser inseridos em vários documentos e atualizados em tempo real. Embora outras empresas, como a Microsoft e várias startups, tenham recursos semelhantes, é um exemplo de como o Google deseja oferecer suporte a novas formas de trabalhar no futuro, especialmente em torno do trabalho remoto híbrido.

google workspace docs1
Google Smart Canvas (Reprodução/Google)

“Se você criar uma plataforma em que o sangramento entre os diferentes recursos seja muito mais natural, mais pessoas usarão mais partes do produto”, disse Ashenden. Isso, por sua vez, torna o produto mais aderente para os usuários, com potencial para se tornar “muito mais central para a estratégia de colaboração de uma organização”, disse ela.

No evento Cloud Next da semana passada, o Google promoveu esse objetivo de conectividade em todo o seu portfólio com a integração do AppSheet no Gmail, uma mudança que o Google espera tornar a plataforma sem código que adquiriu no ano passado mais acessível aos usuários.

Habilitar novas formas de trabalho (como popularizar a coautoria) tem sido o foco da empresa há muito tempo com o Google Apps, o G Suite e agora o Workspace. Essa mensagem ressoa ainda mais em um momento de interrupção significativa na forma como o trabalho de escritório é realizado.

“O futuro do trabalho é o campo de batalha [para fornecedores de software]”, disse Woodbridge. “O Google chega com uma proposta que fornece a você uma nova maneira de trabalhar… edição inteiramente baseada em navegador, interligada, colaborativa e síncrona em todos os aplicativos, novos tipos de conteúdo. Tudo isso começa a levar uma organização a pensar sobre o trabalho de uma forma mais colaborativa”.

No entanto, esse tipo de mensagem pode ser uma faca de dois gumes; muitas empresas são conservadoras quando se trata de mudanças e lentas para adotar novas tecnologias ou diferentes abordagens de trabalho. “A proposta de grandes mudanças disruptivas deixa grandes empresas ansiosas”, disse Woodbridge, especialmente quando competindo com – ou desalojando – aplicativos de produtividade e colaboração que os funcionários podem ter usado por décadas.

Outro ponto forte do Google Workspace em relação ao Office 365 tem sido o custo, e ainda não está claro qual será o impacto dos recentes aumentos de preços da Microsoft na participação de mercado.

Colaboração e fluxo de trabalho

Uma das principais áreas de competição entre as suites do Google e da Microsoft envolve a colaboração do fluxo de trabalho, disse Woodbridge. Embora o Workspace – como o G Suite antes dele – tenha uma ferramenta de mensagens instantâneas (chamada Chat em sua versão mais recente), a estratégia de colaboração do Google girou em torno do Gmail como o centro do trabalho em equipe nos últimos anos. Isso trouxe uma das vantagens do Google, a prevalência de seu cliente de e-mail (havia 1,5 bilhão de usuários do Gmail em 2019).

Houve sinais de uma mudança de estratégia, no entanto, com maior ênfase agora no Workspace Chat e Spaces, que chegaram no mês passado para substituir as salas de chat, como forma de conectar os trabalhadores. O Spaces, que serve como uma área central para colaboração em documentos, visualização de mensagens da equipe e muito mais, é um concorrente mais próximo do Slack e Teams, embora tenha sido lançado há apenas algumas semanas e, portanto, esteja “bem no início desse ciclo”, disse Woodbridge.

“A adoção do Teams para oferecer suporte [à colaboração] cresceu exponencialmente nos últimos dois anos e o Teams se tornou o principal aplicativo de usuário dentro do Microsoft 365 para oferecer suporte ao trabalho remoto. Isso não é tão forte na plataforma do Google”, disse Woodbridge.

No Cloud Next, o Google indicou que permitir que os usuários façam o trabalho no Workspace é uma prioridade e está se concentrando em adicionar integrações primárias com suas próprias ferramentas com aplicativos de terceiros. A integração com o software de tíquetes da Atlassian que Jira anunciou na Cloud Next contribui para essa visão, embora o Workspace esteja atrasado em plataformas de colaboração de fluxo de trabalho rivais nesse aspecto, porque eles têm laços mais extensos com aplicativos externos.

Outras empresas começaram a fortalecer os laços com seus próprios aplicativos de negócios, com o objetivo de incorporar mais profundamente a colaboração da equipe aos fluxos de trabalho do usuário. É uma área em que o Google não tem sua própria história: embora tenha desenvolvido ferramentas para o contact center nos últimos anos, não tem seu próprio portfólio de aplicativos de negócios para se conectar ao Workspace.

“A grande questão que eles estão tentando resolver é em torno dos fluxos de trabalho e integrações: ‘Como trazemos os processos para o Workspace em vez de ser apenas o lugar onde você discute as coisas? Como fazemos onde o trabalho é feito?’ Isso tem sido uma pequena lacuna na estratégia deles”, disse Ashenden.

Enquanto o Google está indo nessa direção, há mais a ser feito na construção de integrações de terceiros que permitem fluxos de trabalho no Workspace. Ashenden diz que vai demorar um pouco antes que eles tenham o suficiente e antes de comunicarem aos clientes que é algo que eles podem fazer no Workspace. “Portanto, definitivamente há que se atualizar nesse sentido”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.