Google renova com Mozilla e se mantém buscador padrão do Firefox até 2023

Acordo deverá ser oficialmente divulgado em novembro

Author Photo
2:30 pm - 20 de agosto de 2020
mozilla firefox

Mozilla e Google renovaram o acordo de pesquisa do Firefox até 2023. O acordo manterá o Google como mecanismo de pesquisa padrão no navegador Firefox. As empresas não divulgaram formalmente o acordo, porém publicação do site ZDNet avalia que valha entre US$ 400 e US$ 450 milhões por ano.

Os termos do novo acordo vazaram para o ZDNet após a Mozilla anunciar planos de demitir mais de 250 funcionários na última quarta-feira. Em janeiro, a empresa já havia demitido cerca de 70 pessoas. Segundo o site, a mudança fez muitos usuários temerem o futuro do navegador, já que o atual acordo com o buscador Google estava programado para expirar no final deste ano. No entanto, várias fontes do ZDNet confirmaram que a organização é financeiramente sólida e as demissões foram parte de uma reestruturação de seu negócio principal.

Em um e-mail para o site The Verge, um porta-voz da Mozilla disse que “recentemente estenderam a parceria e o relacionamento [entre as empresas] não está mudando”. “A parceria de busca da Mozilla com a Google é contínua, com o Google como provedor de busca padrão no navegador Firefox em muitos lugares ao redor do mundo”, disse Justin O’Kelly, porta-voz da Mozilla.

O CEO da Mozilla, Mitchell Baker, escreveu em um post de blog que a pandemia de coronavírus “impactou significativamente” a receita. Na postagem do blog anunciando as mudanças, Baker escreveu que a empresa se concentraria em criar novos produtos “que as pessoas adorem e queiram usar”, renovar seu foco na comunidade e identificar novos fluxos de receita.

A maior parte da receita da Mozilla vem de empresas de mecanismo de pesquisa como o Google, Yandex na Rússia, e o Baidu na China – que pagam para que seu mecanismo de pesquisa seja a opção padrão no Firefox.

Na última década, a participação do Firefox no mercado de navegadores diminuiu e, nesse tempo, vários produtos maiores, como o telefone Firefox e o Firefox OS, nunca chegaram a ser concretizados, de acordo com o The Verge.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.