Google quer tornar e-mail tão inteligente que ele responderá por você

Author Photo
10:50 am - 04 de novembro de 2015
Google quer tornar e-mail tão inteligente que ele responderá por você

O Google (ainda) não pode presumir o que você está pensando, mas a gigante de internet quer oferecer o seu melhor palpite com um novo recurso de e-mail chamado de “resposta inteligente”.

Revelado ontem (3/10), o recurso disponível na caixa de entrada do Inbox, app do Google, analisa o texto do e-mail e oferece três respostas adaptadas que você pode ignorar ou personalizar. A réplica inteligente deve chegar nesta semana na versão do Inbox.

Pode parecer simples, mas os bastidores dessa funcionalidade é complexo. Para oferecer essa facilidade, a empresa contou com uma tecnologia complexa chamada de deep learning, espécie de evolução da inteligência artificial. O Google tem utilizado o aprendizado profundo, em tradução livre, para levar aos seus serviços a destreza mental e a sofisticação da mente humana real.

Com o recurso, o Google filtra spam, identifica temas de fotografias, traduz textos e tenta mapear tendências em dados em planilhas. “As possibilidades de aprendizado de máquina são infinitas”, aponta Amit Singh, presidente do programa Google for Work.

A gigante afirma que o recurso leva a leitura do e-mail do Google para um novo nível. Além das funcionalidade citadas, o sistema também aprende a partir de sinais humanos, evitando, por exemplo, certos tipos de respostas. Assim, por exemplo, o próprio sistema consegue driblar o uso da frase “eu te amo” em e-mails corporativos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.