Google Maps lança recursos para ajudar usuários durante pandemia

Dentre as novidades estão alertas que mostram serviços de transporte cuja circulação está reduzida

Author Photo
3:50 pm - 08 de junho de 2020
google maps google maps

A recente versão do Google Maps para Android e iOS apresenta novos recursos que visam ajudam a encontrar facilmente informações importantes para quem precisa sair de casa durante o período de pandemia. Agora, a ferramenta envia alertas aos usuários baseados em informações de departamentos locais de trânsito.

Dentre os alertas, estão serviços de transporte cuja circulação esteja limitada devido a recomendações do governo local ou estações e linhas onde o uso de máscara é obrigatório. Os alertas de trânsito estão sendo lançados na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, França, Índia, México, Holanda, Espanha, Tailândia, Reino Unido e EUA.

No ano passado, o Google Maps passou a oferecer um recurso que prevê a movimentação de pessoas no transporte público. Alimentada por dezenas de milhões de contribuições, essas previsões ajudam as pessoas a saber se uma linha de ônibus ou metrô pode estar cheia. Agora, usuários podem colaborar com esta informação, fomentando a plataforma em tempo real com informações de lotação de transporte.

A plataforma também permitirá que usuários planejem viagens se baseando nos horários de pico das estações. Ao longo das próximas semanas, todas essas informações vão começar a aparecer – alimentadas por dados agregados e anônimos de usuários que deixam o Histórico de Localização habilitado no Google (vale lembrar que, por padrão, essa configuração fica desligada). “Para proteger os usuários, as informações só serão divulgadas quando tivermos dados suficientes para atender às exigências de privacidade”, diz o Google.

“À medida que cidades e países ao redor do mundo se ajustam à nova realidade, o Google Maps tem o compromisso de colocar as informações mais importantes e úteis na palma da sua mão, para que você se sinta seguro, quando for permitido, em sair de casa”, finaliza o comunicado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.