Google libera modo anônimo no Maps e função de autodeletar no YouTube

Companhia também revelou atualizações de segurança para Google Assistente e Checkup de Segurança 

Author Photo
3:13 pm - 03 de outubro de 2019

O Google está atualizando as ferramentas de privacidade anunciadas no começo deste ano. De acordo com a empresa, o modo anônimo no Google Maps, a função de autodeletar do YouTube, o Google Assistente e o check-up de senhas do Google, foram atualizadas. Essas atualizações prometem dar aos usuários mais controle com relação a seus dados.

A empresa busca tornar esses recursos e ferramentas de controle mais consistentes em seus principais produtos. “Eles ficarão mais intuitivos e fáceis de usar”, diz o Google em post publicado no blog da companhia. Confira as mudanças abaixo:

Modo Anônimo no Google Maps

A opção de modo anônimo foi lançada em 2008 como uma opção de privacidade que não salva histórico de navegação para o Google Chrome. No começo deste ano, a empresa lançou a opção de navegação anônima também para seu serviço de streaming de vídeos, o YouTube e hoje a função já está disponível para o Google Maps na versão desktop. A empresa busca lançar a versão mobile ainda nas próximas semanas.

No Google Maps, quando ativado o modo anônimo, o navegador não salva seus históricos de pesquisa, mesmo que esteja logado em sua conta do Google. Para ativá-lo, basta clicar na foto do perfil e procurar pela opção de modo anônimo, quando ativado, o usuário não recebe sugestões de restaurantes, estabelecimentos comerciais nem informações sobre o trânsito.

Autodeletar no YouTube

Agora está disponível para o YouTube a possibilidade de apagar o histórico de navegação, localização histórico de atividades na web e em apps automaticamente, isso inclui tudo o que o usuário pesquisa e digita quando navega.

Essa função foi primeiro anunciada em maio deste ano, quando a empresa informou que estava desenvolvendo a ferramenta. A ferramenta permite que o usuário escolha como apagar essas informações automaticamente, seja sempre que elas completarem 3 meses ou 18 meses. O recurso funciona de forma muito semelhante ao Histórico de Localização.

Google Assistente

Como informa a empresa, a partir de agora, quando usuários disserem “Ok Google. Como você garante a segurança dos meus dados?” o assistente deve fornecer informações de como os dados desse usuário estão sendo administrados.

Nas próximas semanas, será possível também deletar conversas com o assistente de sua conta acionando apenas um comando de voz. Esses recursos, serão atualizados automaticamente, como configuração padrão, não sendo necessário ativar as funções.

Checkup de Segurança do Google

Com a atualização, basta um clique para que o serviço avise ao usuário sobre senhas fracas, reutilizadas ou que já tenham sido expostas anteriormente em algum tipo de violação. O Checkup de Segurança do Google identifica possíveis ameaças a contas relacionadas ao Google, como golpes de phishing ou aplicativos não verificados, por exemplo.

Além de atualizar seus produtos com recursos de privacidade e segurança, a empresa ainda abriu o novo Centro de Engenharia em Segurança do Google (GSEC, na sigla em inglês). O centro tem como objetivo fornecer tecnologias de segurança digital em formato open source, gratuitas, modificáveis e que não exigem autorização da empresa para serem usadas em projetos de terceiros.

Dentre as tecnologias, está a Biblioteca de Privacidade Diferencial e o Private Join and Compute, ambas completamente open source, para que outras empresas também otimizem suas soluções de segurança, proteção e privacidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.