Google lança novo cabo submarino para fortalecer conexões na Ásia

Google Cloud avança no fornecimento de maior largura de banda entre o Sudeste Asiático, o Norte da Ásia e os Estados Unidos

Author Photo
11:30 am - 17 de agosto de 2021
Google Singapura Reprodução/Shutter Stock

O Google anunciou nesta segunda-feira (16) um novo cabo submarino que conectará Singapura, Japão, Guam, Filipinas, Taiwan e Indonésia. A gigante de tecnologia espera que o cabo Apricot esteja pronto para uso em 2024.

No início do ano, a empresa já havia anunciado o cabo submarino Echo, que conectará os EUA, Singapura, Guam e Indonésia.

Com o mais recente lançamento, juntos, Apricot e Echos fornecerão às empresas e startups na Ásia menor latência, mais largura de banda e maior resiliência na conectividade entre o Sudeste Asiático, o Norte da Ásia e os Estados Unidos, de acordo com Bikash Koley, vice-presidente e chefe de Rede Global do Google e chefe de Tecnologia e Estratégia do Google Cloud para Telecomunicações.

Os cabos são sistemas submarinos complementares capazes de oferecer rotas exclusivas pelo Sul da Ásia, garantindo um grau significativamente maior de resiliência para o Google Cloud e serviços digitais, escreveu Koley em um artigo no blog da empresa.

Espera-se que o cabo Apricot esteja pronto para serviço em 2024, enquanto o Echo deverá estar pronto para serviço em 2023.

A empresa tem investimentos em 18 cabos submarinos, ao lado de 27 regiões de nuvem e 82 zonas ao redor do mundo.

Entre eles, o cabo Curie, que conecta o Chile e Los Angeles, nos EUA; Equiano, entre Portugal e África do Sul; e Grace Hopper, um cabo que conecta Nova York a Londres, Reino Unido, e Bilbao, na Espanha. Além do cabo Dunant, lançado no início deste ano, que conecta Virginia Beach, nos EUA, com Saint-Hilaire-de-Riez, na costa atlântica da França, e tem capacidade para fornecer 250 terabits por segundo através do Atlântico.

Em julho, o Google também anunciou o novo cabo Firmina, um cabo submarino aberto que vai da Costa Leste dos Estados Unidos a Las Toninas, na Argentina, além de outros mercados na América do Sul.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.