Notícias

Google lança apps que ajudam a usar menos o smartphone

Nesta quarta-feira (23), o Google lançou seis novos aplicativos numa iniciativa que promove o bem-estar digital. As ferramentas fazem parte do projeto Experiments with Google e já estão disponíveis para download.

Quando lançou, originalmente, o Bem-estar Digital, a ideia do Google foi de introduzir uma política de uso mais saudável entre usuários do Android. Dentro do conceito, vinha sendo discutida a interação constante de usuários com smartphones.

Segundo levantamento do We Are Social, por exemplo, cerca de 139 milhões de brasileiros acessam a internet por dispositivos móveis.

“Com os telefones se tornando mais cruciais para toas as partes da vida cotidiana, mais pessoas estão tomando medidas para encontrar seu equilíbrio com a tecnologia”, escreveu Emma Turpin, líder da Google Creative Lab, no blog da companhia.

Digital Wellbeing Experiments vem como apoio para “incentivar designers e desenvolvedores a incorporar o bem-estar digital em seus produtos”. Assim, com o lançamento, a empresa também compartilha as ferramentas no GitHub. Os códigos podem ser encontrados na página oficial do experimento.

Inclusive, a empresa vem encorajando desenvolvedores a tomar estes apps como exemplo de inspiração. Assim, a companhia também abre portas para que novos projetos sejam enviados.

Os aplicativos

O Google não colocou uma limitação ou restrição forte aos dispositivos compatíveis. Eles foram projetados “para dispositivos Android mais recentes”, desde que estejam rodando o Android 8.0 ou posterior.

Estes são os novos aplicativos:

  • Unlock Clock: mostra a quantidade de vezes que você desbloqueia o celular por dia.
  • Post Box: organiza a entrega de notificações por horários, sem causar distrações constantes.
  • We Flip: ajuda a organizar encontro com seus amigos, mas sem que ninguém fique com o celular na mão durante as conversas.
  • Paper Phone: cria uma cópia de dados importantes, como contatos, agendas, mapas e afins, para que você imprima e use normalmente, sem a necessidade de estar com o celular por perto.
  • Desert Island: você conseguiria passar o dia com apenas sete aplicativos essenciais? Essa é a ideia desta ferramenta, que ajuda a manter o foco.
  • Morph: este também é voltado para ajudar a manter o foco, mas cria e adapta o celular para diferentes perfis (criatividade, casa, trabalho e férias). Assim, uma lista com os apps mais importantes é disponibilizada a cada hora/necessidade do dia.

Fonte: Google. Com informações de: Android Police.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

15 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

15 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago