Google investe em startup Mobvoi de reconhecimento de voz

Author Photo
6:56 pm - 20 de outubro de 2015
O Google está investindo em uma startup chinesa de reconhecimento de voz para dispositivos móveis chamada de Mobvoi. É possível que por meio dessa parceria, a gigante das buscas, que não tem serviços funcionando em solo chinês, possa trazer o seu Android Wear, seus sistema operacional para wearables, por meio da startup.

O tamanho do investimento feito pela Google não foi totalmente divulgado, mas, em entrevista ao Tech Crunch, a empresa afirmou que a companhia de Mountain View passa a ser um acionista minoritário e que o montante representa menos que US$ 65 milhões previamente especulados pela publicação.

Vale ressaltar que a empresa, de três anos de idade, possui um fato interessante em sua fundação: ela foi criada por dois ex-funcionários do Google, a CEO Zhifei Li e o CTO Mike Lei são ambos ex-cientistas de pesquisa da empresa nos EUA. Além disso, a cultura e os valores de equipe que são cultivados dentro da startup também são amplamente influenciados pelos próprios valores e cultura do Google, de acordo com a entrevista.

Dentre os produtos mais conhecidos desenvolvidos pela empresa estão o Chumenwenwen, um serviço móvel de pesquisa de voz similar aos assistentes pessoais Siri e Google Now, que permite aos usuários executar uma série de tarefas por meio da voz.

Além disso, a empresa possui uma tecnologia de linguagem natural usada para construir o seu próprio software para smartwatch, o Ticwear, e o seu smartwatch próprio, o Ticwatch.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.