Em breve, Google inscreverá usuários automaticamente em autenticação de dois fatores

O Google odeia senhas, então está tentando substituí-las por autenticação de dois fatores.

Author Photo
2:00 pm - 07 de maio de 2021
Google

A maioria dos especialistas em segurança concorda que a autenticação de dois fatores (2FA) é uma parte crítica da proteção de suas contas on-line. O Google concorda, mas está dando um passo a mais: vai inscrever automaticamente os titulares de contas do Google para contas de dois fatores.

De certa forma, o Google vê a autenticação de dois fatores como um substituto para as senhas, que Mark Risher, diretor de gerenciamento de produtos do Google para identidade e segurança do usuário, chamou, em uma declaração, de “a maior ameaça à sua segurança on-line”. Por serem fáceis de roubar e difíceis de lembrar, os usuários acabarão reutilizando as senhas. Se roubadas, elas podem ser usadas ​​para desbloquear várias contas de usuário, aumentando o risco.

O Google já usa 2FA para proteger contas, mas era opcional até agora. Se você tiver 2FA habilitado em sua conta do Google, por exemplo, você pode ver as senhas que o Google conhece inserindo suas senhas e, em seguida, confirmando seu login em um telefone separado por meio do aplicativo Autenticador do Google. (Não é por acaso que o Google está anunciando isso no chamado Dia Mundial da Senha.) Isto é autenticação de dois fatores: aumentar sua segurança pegando algo que você conhece (uma senha) e combinando-o com algo que você possui (um telefone autorizado) .

De acordo com Risher, o Google vai começar a “inscrever usuários automaticamente em 2SV [como o Google chama a 2FA] se suas contas estiverem configuradas apropriadamente”. No entanto, o Google disse que os usuários também terão a oportunidade de optar por não participar.

Como a inscrição 2FA do Google funcionará

O que significa “configurado apropriadamente”? De acordo com Jonathan Skelker, gerente de produto de segurança de conta do Google, o termo significa “usuários que já possuem informações de recuperação em suas contas, como um número de telefone ou e-mail [secundário]”. A página de verificação de segurança do Google já informa se a 2FA está configurado em sua conta e, provavelmente, será a maneira pela qual você saberá se precisa configurará-la e como o fará.

O Google já permite que você importe suas senhas armazenadas em outros navegadores ou gerenciadores de senhas para o próprio Gerenciador de Senhas do Google. O Google também pode gerar suas próprias senhas e usá-las quando você se inscrever em um novo serviço ou site através do Chrome. O recurso de verificação de senha do Google, para a web e para o Android, também verifica automaticamente suas senhas contra violações de senha conhecidas. Não é bom o suficiente usar nossas dicas sobre como criar senhas fortes; você deve saber quando suas senhas foram roubadas como parte de uma violação e agir rapidamente.

Na noite de quarta-feira (5), o Google emitiu um esclarecimento dizendo que os usuários teriam a possibilidade de optar por não participar, caso precisassem acessar suas contas.

“Mais fatores significam proteção mais forte, mas precisamos garantir que os usuários não tenham suas contas bloqueadas acidentalmente”, disse o Google em um comunicado atribuído a Risher. “É por isso que estamos começando com os usuários para os quais haverá a mudança menos perturbadora e planejamos expandir a partir daí com base nos resultados.

“A realidade é que as senhas não são mais uma forma de autenticação suficiente – são dolorosas para as pessoas e fáceis de acessar pelos hackers. Antigamente, a autenticação multifator era considerada tediosa e desafiadora de configurar – esse não é mais o caso. Muitos usuários já estão prontos para usar uma segunda etapa de verificação em suas contas – esse processo de inscrição automática é uma maneira de ajudá-los a chegar lá. Os usuários podem optar por não usar essa alteração e manter as configurações de segurança de sua conta”.

Se você odeia senhas, no entanto, anime-se: o Google está trabalhando para eliminá-las eventualmente. “Um dia, esperamos que as senhas roubadas sejam uma coisa do passado, porque as senhas serão uma coisa do passado”, disse Risher.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.