Google impulsiona PMEs com ferramenta de criação de sites

Em 2014, o Google lançou o Google Meu Negócio para promover o desenvolvimento de pequenos e médios empreendimentos, levando-os para a web. Agora, a gigante de tecnologia deu mais um importante em sua estratégia ao acoplar novos recursos ao serviço.

Uma das novidades, contou Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil, é a ferramenta Postagens, que permite que o empreendedor inclua informações importantes sobre seu negócio, como horário de funcionamento, telefone para contato, endereço e fotos, fazendo com que elas apareçam diretamente na busca do Google. É possível, ainda, compartilhar novidades, contar sobre atualizações e ofertas diretamente nos resultados da busca do Google.

A outra novidade permite a criação de um site com um domínio personalizado, otimizado para smartphones. “No Brasil, são mais de 10 milhões de pequenas e médias empresas, que geram 52% dos empregos. Um desafio, porém, é que 40% desses negócios não têm presença on-line. Elas não estão conseguindo aproveitar a oportunidade de atingir um público de 130 milhões de internautas”, justificou a executiva sobre o projeto.

Quanto mais informação, melhor

Susana destacou que pesquisas feitas pelo Google revelaram que negócios que aparecem no Google com fotos e informações mais completas recebem 40% mais cliques no botão “como chegar” do que empresas que não têm. Além disso, 72% acreditam que um negócio é mais confiável quando aparece on-line, duas a cada três pessoas acham indispensável ter um site para apoiar o processo de decisão de compra e 65% acreditam ser mais provável comprar do negócio se ele tem um site.

Esses benefícios foram observados pelo Studio Lowrider Tattoo Barcelona, estúdio de tatuagem localizado no Espírito Santo. A empresa foi fundada há um ano e vinha, desde então, fazendo divulgação de seu trabalho nas redes sociais. Foi quando os sócios do estúdio decidiram criar um site na fase piloto do projeto do Google Meu Negócio e viram o movimento aumentar em 80%.

Como funciona?

Luis Guilherme Brandão, gerente de Marketing de Produto do Google Brasil, explicou que para começar extrair valor das novidades apresentadas pelo Google, basta o microempreendedor acessar o site google.com.br/meunegocio, logar com a conta do Google, inserir informações básicas do negócio para verificação e finalizar o cadastro.

O time do Google atua na verificação dos dados, que podem ser feitos por carta, telefone ou visita pessoal do time da gigante de tecnologia. Depois, basta criar o site, que é concluído em, no máximo, dez minutos.

O executivo, inclusive, fez uma demonstração em tempo real do processo e concluiu, em menos de três minutos, a criação do site do Garage Salgaderia, que vende salgados fritos e assados em São Paulo.

Brandão esclareceu que é possível entrar em contato pelo link de ajuda, e-mail, telefone ou chat em casos de dúvidas. Segundo o Google, todas as semanas o time do Google realiza mais de 6 mil atendimentos a clientes em busca de mais informações nesses canais.

De acordo com o executivo, desde que os testes da ferramenta começaram no Brasil, em março de 2017, mais de 150 mil sites foram criados. Naturalmente, a expectativa é de que o serviço salte rapidamente por aqui.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago