Google fecha acordo de remuneração com imprensa francesa

Acordo fechado pelo Google é o primeiro do tipo na Europa

Author Photo
3:13 pm - 22 de janeiro de 2021
Google

O Google fechou um acordo que estabelece caminhos para a remuneração de veículos de imprensa da França pelo uso de conteúdo em suas plataformas.

Primeiro do tipo na Europa, o acordo foi assinado entre a gigante de tecnologia e a Alliance de la Presse d’Information Générale (Apig), principal organização profissional da imprensa francesa. O órgão é responsável pela representação e lobby de jornais diários nacionais e regionais do país.

Os termos do acordo determinam uma estrutura de remuneração dentro da qual o Google negociará o licenciamento de conteúdo individualmente com os membros da organização. As informações financeiras, no entanto, são confidenciais.

Leia também: Google Cloud anuncia diretor de soluções e vendas para América Latina

O Google e a Apig disputam os termos para o acordo desde 2019. Na época, a mídia francesa acusou a empresa de desrespeitar os chamados “direitos conexos”, uma diretriz europeia criada para permitir uma melhor distribuiçao de receitas digitais entre membros da imprensa.

Após a diretriz  entrar em vigor na França, o Google decidiu dar menos destaque aos jornais que se recusassem a deixar a plaforma explorar conteúdos gratuitamente em seu motor de busca.

A Apig recorreu ao órgão responsável pela concorrência no país, e o Google foi obrigado a negociar com os veículos. Em novembro, os primeiros acordos individuais foram fechados entre a companhia e o Le Monde, Le Figaro, Libération e Express.

Atualmente, uma regra similar está em discussão na Austrália. O projeto de lei  do país oceânico pode obrigar o Google a pagar a imprensa do país pelo uso de seu conteúdo. Em protesto, o Google ameaçou bloquear sua ferramente de buscas na Austrália.

(Com informações de G1)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.