Google explica problema que afetou Gmail, YouTube e outros serviços

Um problema no gerenciamento de cota de armazenamento da gigante das buscas deixou uma porção de usuários sem acesso aos seus produtos na segunda (14)

Author Photo
11:00 am - 15 de dezembro de 2020
google problema Foto: Adobe Stock

O Google divulgou informações preliminares sobre a falha que deixou parte de seus usuários sem acesso a serviços como YouTube, Gmail, Google Workspace e outros. O problema aconteceu na última segunda-feira (14) e foi comentando nas rede sociais por todo o planeta.

De acordo com o relatório, as dificuldades aconteceram por conta de uma redução na capacidade do sistema de gerenciamento de identidades do Google, bloqueado serviços que precisavam de log in para funcionamento. A raíz do problema foi um erro causado pela inteligência responsável por gerenciar a quota de armazenamento que faz esse serviço de autenticações rodar.

Leia também: As estratégias da IBM por trás do grande anúncio da NewCo

Serviços indisponíveis

Além dos aplicativos voltados para consumidores finais, os dois serviços mais afetados pelo problema foram o Google Cloud Platform (console, armazenamento, BiqQuery) e a Google Kubernetes Engine. Os usuários desses serviços foram notificados com mensagens de erro na autenticação durante cerca de 50 minutos.

Curiosamente, essa é a terceira vez que uma provedora de nuvem pública tem seus serviços indisponíveis. Antes, a Amazon Web Services ficou indisponível quase cinco horas e o Microsoft Azure também apresentou um tipo de erro semelhante na autenticação de seus usuários. Com a digitalização acelerada de serviços por conta do cenário atual, é normal a preocupação com esse tipo de incidente.

No entanto, não há motivo para pânico de acordo com o time da gigante de Mountain View. “Muitos de nossos usuários e ferramentas internos sofreram erros semelhantes, o que acrescentou atrasos à nossa comunicação externa de interrupção”, aponta o comunicado preliminar do Google . A companhia promete uma análise mais aprofundada do incidente assim que terminar suas investigações. Com informações do ZDNet.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.