Google e Intel lideram investimentos em startups de finanças

Relatório da CB Insights revela maiores investidores em projetos inovadores de tecnologia orientados ao setor financeiro

Author Photo
3:24 pm - 02 de junho de 2015

Bancos e seguradoras figuram em posição de destaque quando o assunto é investimentos em tecnologia. Talvez, e justamente por isso, há um movimento crescente na indústria de TI para fortalecer suas bases. Um relatório da CB Insights aponta que os braços de investimentos de Google e Intel lideram aportes em startups orientadas ao setor financeiro (conhecidas como fintechs).

A consultoria indica que o montante de recursos alocados para financiar projetos desse tipo tende a dobrar o valor de US$ 1,4 bilhão investido em 110 negócios realizados em 2014.

O Google Ventures lidera o ranking de investidor mais intenso, com 25 aportes realizados desde 2010. A companhia financiou startups diversas, como a Kensho, que possui um motor de buscas para o mercado de ações; a empresa de crowdfunding Puddle e a firma de corretagem Ripple Labs, que usa bitcoin como base de uma rede de pagamentos.

A Intel Capital, que figura no segundo lugar dessa lista, também focou na efervescente cena de fintechs, com investimentos na Fortumo, Stornevy e a empresa meios de pagamento móvel iZettle.

Outras interessadas em alavancar startups de finanças são as companhias de cartões de crédito e meios de pagamento, que se posicionam para evitar a perda de relevância de seus negócios. A Mastercard, por exemplo, aportou recursos em diversas iniciativas e figura na quarta posição da lista. Sua rival, a American Express, figura no sexto lugar do ranking.

De acordo com a CB Insights, as startups de soluções para o setor financeiro lideram o interesse em investimentos das organizações ao redor do mundo. Mais de 90 companhias aportaram recursos nesse perfil de empresa apenas nos últimos doze meses.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.