Google e BID investem em fundo para desenvolvimento de PMEs

Iniciativa busca mitigar impacto da pandemia entre pequenas e médias empresas da América Latina

Author Photo
9:50 am - 19 de fevereiro de 2021
Google

O Google, em parceria com o laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), investiu US$ 8 milhões no Locfund Next, fundo para fomentar microcréditos formais para pequenas e médias empresas (PMEs) da América Latina.

Com a nova colaboração entre as duas organizações, o Locfund Next poderá financiar, em moeda local e a taxas e prazos competitivos, os intermediários financeiros da região focados em micro e pequenas empresas.

A iniciativa é parte de uma ação anunciada por Sundar Pichai, CEO do Google, em março do ano passado. Na ocasião, a empresa fez o compromisso de movimentar US$ 800 milhões para apoiar PMEs e iniciativas humanitárias impactadas pela pandemia da Covid-19.

Leia também: 4 dicas para tirar os planos do papel e abrir a sua startup

De acordo com dados da OCDE, mais de 99% das empresas na América Latina são PMEs. Elas respondem por cerca de metade dos empregos na região, e representam 76,5% dos empregos no setor comercial e 86,1% no setor hoteleiro.

Além de cobrir lacunas de financiamento junto ao BID, o Google também desenvolveu ferramentas gratuitas que visam ajudar PMEs no período de pandemia. Uma delas é o Cresça com o Google em Casa, recurso digital com informações sobre como se destacar e crescer on-line através de conteúdo dedicado.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.