Google é acusado de monopolizar mercado das buscas

Author Photo
10:00 am - 15 de abril de 2015
Google é acusado de monopolizar mercado das buscas
A Agência Reguladora Antitruste da Europa está analisando o Google bem de perto. Nesta quarta-feira (15/4), a gigante de buscas foi acusada de abusar de sua posição dominante, dando preferência aos seus próprios serviços de compras nas pesquisas, exibindo-os nos resultados mesmo quando não são relevantes. 

Além disso, a agência também abriu um inquérito para analisar profundamente o sistema operacional Android.

“A dominância em si não é um problema”, disse a Comissária da Agência europeia, Margrethe Vestager, em uma coletiva de imprensa. “No entanto, as empresas que dominam têm a responsabilidade de não abusar da sua posição de poder no mercado, de modo a não restringir a concorrência tanto nos mercados em que são dominantes quanto em outros.”

O Google pode ser multado em cerca de US$ 6,5 bilhões.

O outro lado
Por sua vez, o Google respondeu às acusações em um post no blog da empresa intitulado The Search for Harm, onde mostra em um gráfico o desempenho de serviços de compras e viagens da concorrência.

“Se você analisar a parte de compras, está claro que há uma tonelada de concorrência (incluindo Amazon e eBay, dois dos maiores sites de compras do mundo) e os resultados de shopping do Google não prejudicaram a concorrência”, disse Amit Singhal, vice-presidente sênior de pesquisa do Google.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.