Notícias

Google começa a testar o Instant Apps, que roda aplicativos Android sem instalação

Na sua conferência de desenvolvedores I/O em 2016, o Google demonstrou um pouco de uma nova iniciativa interessante que permite aos usuários interagirem com pedaços de um aplicativo sem precisar baixá-lo. Chamada de Android Instant Apps, a tecnologia foi criada para facilitar o processo de instalação de aplicativos, e agora o Google está finalmente pronto para testá-la.

Apesar de disponível em um modo de “teste limitado” com apenas quatro desenvolvedores – BuzzFeed, Wish, Periscope e Viki – a Instant Apps pode mudar dramaticamente a maneira como nós interagimos com os apps dos nossos smartphones.

Por exemplo, pelo sistema atual, se alguém te manda um link para um item à venda no app do Wish e você não possui o aplicativo instalado no seu aparelho, então você será redirecionado para a loja Play Store, onde teria de baixar e instalar o app, encontrá-lo no seu dispositivo, abri-lo e buscar pelo item. Com o Instant Apps, clicar no link recebido irá automaticamente abrir aquela página do app, esteja ele instalado ou não no seu aparelho. A partir daí, você comprar o item ou salvar o link na sua página inicial, tudo sem precisar passar por todo o processo de download.

É claro que, se você quiser, pode baixar o app completo, mas o processo todo é feito para remover a fricção do que deveriam ser apenas interações rápidas. É meio como abrir web apps ou Chrome Custom Tabs, mas com muito mais poder por trás disso.

Como o Google explica, a experiência não é minimizada ou perdida de nenhuma maneira. Em vez disso, o usuário estará usando o app completo, apenas direcionado para aquele trecho específico que pediu. “Para desenvolver um app instantâneo, você precisará atualizar o seu app Android existente para aproveitar a funcionalidade Instant Apps e então modularizar seu app para que parte dele possa ser baixada e rodar ‘no ar’. Você usará as mesmas APIs Android e o mesmo projeto no Android Studio.”

O Google promete que o SDK completo para o Instant Apps estará disponível nos “próximos meses”.

O Instant Apps funcionará com versões Android datando até o Jelly Bean, mas ainda não está clara a amplitude do teste da funcionalidade ou como o Google solicitará o feedback dos usuários. Em testes feitos pela PC World dos EUA com um link do Wish, ele enviou o usuário para baixar o aplicativo completo na Play Store.

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

4 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

6 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

7 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

9 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

10 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

11 horas ago