O Google simplificou os processos de contratação com o lançamento do Hire no ano passado, integrando-o às ferramentas que os recrutadores já usam em boa parte do dia – Gmail, Google Agenda e outros aplicativos do G Suite.
Segundo os recrutadores, o Hire aprimorou fundamentalmente o modo como eles trabalham, diminuindo o tempo gasto na conclusão de tarefas comuns de recrutamento, como revisar candidaturas ou programar entrevistas, em até 84%. Baseado nos comentários dos usuários, para resultados ainda melhores, o Google lançou a versão 2.0 do aplicativo com algumas inovações.
Ao incorporar o Google AI (inteligência artificial, na sigla em inglês), o Hire reduz tarefas repetitivas e demoradas em interações com apenas um clique. Isso significa que as equipes de contratação podem gastar menos tempo com logística e mais tempo se conectando com as pessoas. Abaixo, a empresa listou as funcionalidades da ferramenta:
Recrutadores gastam muito tempo gerenciando a logística de entrevistas – encontrando tempo disponível em calendários, reservando salas e reunindo as informações certas para que os entrevistadores se preparem. Para agilizar esse processo, o Hire agora usa AI para sugerir automaticamente entrevistadores e horários ideais, reduzindo o agendamento de entrevistas para apenas alguns cliques.
Se um entrevistador cancelar na última hora, o Hire avisa e recomenda entrevistadores substitutos disponíveis e facilita o convite rápido para eles. Isso significa que as equipes de contratação podem investir tempo na preparação de entrevistas e na construção de relacionamentos com os candidatos, em vez de agendar salas e verificar calendários.
Grande parte do tempo dos recrutadores é gasto na revisão de currículos. Ao observar as pessoas interagindo com o Hire, nota-se que eles usavam com frequência “Ctrl + F” para procurar as habilidades certas enquanto examinavam um currículo – uma tarefa repetitiva e manual que poderia ser facilmente automatizada. Usando a inteligência artificial, o Hire agora analisa automaticamente os termos em uma descrição de trabalho ou consulta de pesquisa e os realça automaticamente nos currículos, incluindo sinônimos e siglas.
Independentemente de estarem analisando candidatos, conduzindo entrevistas ou acompanhando ofertas de emprego, os recrutadores costumam ter dezenas de conversas por telefone todos os dias. Isso significa gastar muito tempo procurando números de telefone ou anotações. A nova versão do Hire agora simplifica todas as conversas telefônicas com a funcionalidade “clique para ligar” e registra automaticamente as chamadas para que os membros da equipe saibam quem falou com um candidato.
“O uso do Hire do Google ajudou a agilizar os processos que costumavam ocupar muito do meu tempo, o que permite me concentrar nos próximos passos para garantir que os candidatos tenham a melhor experiência possível”, afirma Anna McMurray, headhunter da Dandelion Chocolate.
Há uma grande oportunidade para a tecnologia – especificamente para a inteligência artificial – ajudar as pessoas a trabalhar mais rapidamente e, portanto, concentrar seu tempo e esforço em atividades exclusivamente humanas. “Em última análise, é isso que o Hire é, e a funcionalidade que estamos lançando hoje demonstra nosso compromisso em ajudar as empresas a se concentrarem nas pessoas e criarem melhores equipes”, afirma Berit Hoffman, gerente de produto sênior do Hire.
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